TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciências do Ambiente

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância 2 – AD 2 – Período – 2021/1º

Disciplina: Ciências do Ambiente

Coordenadora da Disciplina: Fabiana Soares dos Santos

ALUNO: Suellen Christina Farias Correia

MATRÍCULA: 18213160098

De acordo com as assertivas constantes nas questões de 1 a 8, assinale verdadeiro

(V) ou Falso (F) e justifique as alternativas falsas: (1,0 ponto para cada questão)

1 – Um recurso natural pode ser considerado como renovável quando depois de utilizado, passa a estar novamente disposto na natureza, espontaneamente ou derivado da própria atividade humana. Portanto, todos os recursos naturais renováveis são ilimitados e não apresentam riscos de se tornarem escassos até mesmo com o uso indevido. (V) ou (F)

R: Falso. Hoje reconhecemos a necessidade do uso racional dos recursos naturais, até mesmo de recursos renováveis, pois alguns podem se tornar escassos pelo uso indevido. Daí a importância da preservação e conservação do solo, água, ar e seres vivos, para a manutenção da vida na Terra. Mesmo assim, o uso inadequado desses recursos tem se tornado, cada vez mais, uma realidade nos diferentes ecossistemas do planeta, o que vem ocasionando significativas alterações ambientais.

2 – Troposfera é a camada da atmosfera onde ocorrem os principais processos meteorológicos, que se relacionam diretamente com as condições do tempo. É nessa camada que se encontra também a maior parte do ar atmosférico. (V) ou (F)

R: Verdadeiro.

3 – O aquecimento global antropogênico é causado pelo lançamento de efluentes domésticos e industriais, sem tratamento prévio, nos cursos d´água. (V) ou (F)

R: Falso. O aquecimento global antropogênico refere-se à elevação da temperatura média da Terra, estando associada, para um grupo de cientistas, ao aumento das emissões de gases do efeito estufa, tais como CO2, CH4, N2O, SF6, PFCs, HFCs, em função das atividades antrópicas.

4 – O ozônio formado na troposfera é considerado um filtro natural pois intercepta raios ultravioletas prejudiciais aos seres vivos. (V) ou (F)

R: Falso. O ozônio na estratosfera é considerado um filtro natural pois intercepta raios ultravioleta prejudiciais aos seres vivos. No entanto, na troposfera é um gás poluente. Algumas substâncias presentes na atmosfera, especialmente na troposfera, são emitidas pelas atividades antrópicas, tais como: compostos orgânicos voláteis – COVs, o monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NO e NO2), e na presença da radiação solar, originam poluentes secundários, entre eles o ozônio, que causa graves problemas a saúde humana e a biota, como problemas respiratórios.

5 – A Inversão térmica é um fenômeno causado exclusivamente pela poluição atmosférica e ocorre quando o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente nas camadas mais elevadas, dificultando a renovação do ar, o que tende a manter os poluentes próximos a superfície da Terra reduzindo a qualidade do ar.

(V) ou (F)

R: Falso. A inversão térmica é um fenômeno natural, que pode ser intensificado em ambientes com um grande número de indústrias e com elevada circulação de veículos, devido à impermeabilização do solo que faz com que haja grande absorção de calor durante o dia e uma rápida liberação a noite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (103.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com