TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Climatologia Urbanização e Meio Ambiente

Por:   •  3/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 16

URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

OBJETIVOS

Partindo do pressuposto que as alterações climáticas chegaram e irão se acentuar nos próximos anos, será preciso buscar a adaptação a esta nova realidade.

Estas adaptações se fazem necessárias na esfera econômica e social e também no âmbito do desenvolvimento de novas tecnologias no ramo da engenharia.

Desta forma, o principal objetivo deste trabalho é enxergar na Engenharia Ambiental uma “engenharia da mudança climática”, que seja capaz de inserir em seus parâmetros de projeto as condições climáticas e ambientais esperadas para o futuro.

PROBLEMAS

O clima da Terra é regulado por diversos elementos e processos que envolvem o fluxo de radiação solar, a atmosfera e a superfície terrestre. É notável que mudanças no clima da Terra estejam ocorrendo de forma acelerada, e associada a isto, observa-se graves alterações na superfície do planeta.

O estudo das dinâmicas climáticas dos centros urbanos é de suma importância, já que, geralmente possuem solos impermeabilizados, circulação do ar deficiente, alterações no regime de chuvas que causam enchentes. Os grandes centros são pouco planejados e carecem adaptação das obras de engenharia aos efeitos das mudanças climáticas.


Organograma 1: Mudanças Climáticas e seus impactos sobre a superfície terrestre. (Org.: Grupo 4, 2014)

[pic 1]

JUSTIFICATIVA

Apesar de o clima variar naturalmente, já constatou-se que as mudanças no clima terrestre proporcionarão grandes desafios aos engenheiros ambientais e demais profissionais ligados a área.

A decisão de realizar o trabalho nesse tema é enxergar no Engenheiro Ambiental como um profissional capaz de solucionar os problemas climáticos das grandes cidades visando uma melhora na qualidade de vida da população.

DESENVOLVIMENTO

Doenças de procedência de poluição atmosférica

                                                                                       

A poluição atmosférica pode ser definida como a presença, na atmosfera, de substâncias nocivas (resíduos sólidos, líquidos e gasosos) em quantidade suficiente para afetar sua composição e equilíbrio e prejudicar a vida na Terra.

O nível de concentração de poluentes depende de diversos fatores, como a taxa de emissão, o tipo de poluente, e a taxa de dispersão no ambiente.  

Nas cidades as principais fontes de poluição são veículos automotores, processos industriais, queima de resíduos, movimentação e estocagem de combustíveis.

O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana tais como desemprego, aumento da criminalidade, favelização e a poluição do ar e da água.

A qualidade de vida do homem está diretamente relacionada com as condições do meio ambiente e hoje ele sente a reação da natureza e sua beleza de diversas formas diferentes que vão desde os fenômenos naturais, as alterações climáticas e também a diversidade de doenças e males que surgem em decorrência das alterações no estilo de vida do homem, que não deixam de ser resultado desse processo.

Entre os principais problemas ambientais que o homem enfrenta atualmente estão a poluição ambiental em suas diversas formas, a poluição atmosférica, a poluição dos recursos hídricos, a degradação do solo, e os problemas decorrentes como as alterações climáticas, efeito estufa, etc.

A população enfrenta muitos problemas devido à poluição atmosférica e a deficiente circulação de ar no ambiente urbano.

[pic 2]

Fonte: (org. Amanda, 2013)

Obras de engenharia e dimensionamento para mudanças climáticas

A Engenharia Ambiental se enquadra perfeitamente nessa esfera de adaptações: ela é a junção de vários ramos da engenharia, voltando seus objetivos para a mitigação de impactos, principalmente na área urbana.

No caso de barragens de abastecimento de água ou geração de energia é necessário uma série de estudos geológicos, onde devem ser considerados desde os aspectos geofísicos até a estrutura da rocha presente no solo da região, analisando com eficiência qual o tipo de procedimento deve ser realizado no local de inundação, minimizando assim os impactos.

A segurança das barragens pode ser afetada, já que os projetos foram baseados em condições diferentes daquelas previstas para o futuro.

Neste caso, engenheiro ambiental tem também a função de atentar os engenheiros civis a ocorrências como estas. Mudanças climáticas, alterações do regime de água e etc., não são sempre cogitados pela crua engenharia civil.

Já no dimensionamento de obras em função de enchentes e inundações é o da cidade de Veneza: em setembro de 2003 iniciou-se uma gigantesca obra de engenharia para prevenir as inundações na cidade.

O projeto Moisés é composto por um amplo sistema de comportas, em sua fase inicial, retirou-se 3,8 milhões de metros cúbicos de terra, que foram substituídos posteriormente por cerca de 9 milhões de toneladas de pêra e concreto, para oferecer uma fundação firme para fixar as 78 comportas de aço.

Um outro bom exemplo é a Barreira do Rio Tâmisa, na Inglaterra. Esta barreira foi feita para impedir a inundação de Londres até 2030 pelo já mencionado rio, o qual sobe aproximadamente 0,9m por século.

No caso de encostas o objetivo da medida estrutural é assegurar que não haja danos nas áreas urbanas, por exemplo, manter uma rodovia transitável nos dois sentidos da pista mesmo com chuvas fortes. 

A construção civil é reconhecida como uma das atividades de maior pegada ecológica em nosso planeta. Segundo dados das Nações Unidas, a construção consome 40% de toda energia, extrai 30% dos materiais do meio natural, gera 25% dos resíduos sólidos, consome 25% da água e ocupa 12% das terras.

Infelizmente, a construção também não fica atrás quando se trata de emissões atmosféricas, respondendo por 1/3 do total de emissões de gases de efeito estufa. Isso se deve em grande parte pelas produções de cimento, aço e cal, sendo que as atividades de transporte desses materiais também têm posição de destaque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (746.6 Kb)   docx (712.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com