TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Estações de Tratamento de Esgoto

Por:   •  11/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GABRIELA SARAIVA SANTOS

IGOR CARDOSO SILVA

RAFAELLA VAZ FLAUSINO

TALITA SANTOS SILVA

Construção de Estações de Tratamento de Esgoto.

UBERABA

2018


UNIVERSIDADE DE UBERABA

GABRIELA SARAIVA SANTOS

IGOR CARDOSO SILVA

RAFAELLA VAZ FLAUSINO

TALITA SANTOS SILVA

Construção de Estações de Tratamento de Esgoto.

Trabalho apresentado na aula de

Introdução a Engenharia e orientado

pelo professor José Roberto Almeida.

UBERABA

2018

OBJETIVO GERAL

O tema construção de estações de tratamento de esgoto foi escolhido pelo grupo devido a sua complexidade e por abranger as áreas de engenharia química e civil. O que nos permitirá mostrar como acontece a construção das estações e o processo químico realizado nas mesmas.

JUSTIFICATIVA

A falta de tratamento dos esgotos e condições inadequadas de saneamento básico podem contribuir diretamente para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além da degradação do corpo da água. Outra importante razão para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente, pois envolve um dos principais ciclos de vida, que é o da água, fundamental para manutenção da saúde dos seres vivos e pelo equilíbrio ecológico do meio ambiente. Portanto, o tratamento dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública e para a saúde do meio ambiente.


SUMÁRIO

RESUMO        4

INTRODUÇÃO        4

METODOLOGIA        5

3.1 Participantes        5

3.2 Instrumentos        5

3.3 Procedimentos        5

DESENVOLVIMENTO        6

4.1 O que é uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)?        6

4.2 As Estações de Tratamento de Esgoto e suas fases.        6

     4.3 Fases da Estação de Tratamento do Esgoto...........................................................9

    4.4 Construção de Estações de Tratamento de Esgoto................................................9

RESUMO

Ao deixar as casas, o esgoto é encaminhado para as redes coletoras até chegar às Estações de Tratamento. As ETE’S[1] são unidades operacionais do sistema de saneamento que especificamente recebem as cargas poluentes do esgoto e devolve o efluente tratado a corpos d água como rios, reduzindo os eventuais impactos ambientais que poderiam ser causados sem o devido tratamento, além de evitar que empresas sejam punidas legalmente e judicialmente pela destinação incorreta dos efluentes gerados. O tratamento do esgoto consiste na separação da parte líquida da parte sólida e no tratamento de cada uma delas separadamente.

INTRODUÇÃO

 Aproximadamente, cinquenta tipos de infecções podem ser transmitidos de uma pessoa doente para uma sadia por diferentes caminhos, envolvendo os excretos humanos. Os esgotos, ou excretas, podem contaminar a água, o alimento, os utensílios domésticos, as mãos, o solo ou ser transportados por moscas, baratas, roedores, provocando novas infecções. Várias das doenças que podem ser transmitidas pela disposição inadequada dos esgotos, são responsáveis por elevados índices de mortalidade em países do terceiro mundo, portanto, o tratamento de esgoto é essencial para uma melhor qualidade de vida das populações e dada sua vital importância para a saúde humana e também para a preservação do meio ambiente, mostraremos como acontece à criação das ETE’S e após isso, como funciona o tratamento dos dejetos.

METODOLOGIA

3.1 Participantes

Gabriela Saraiva Santos

Igor Cardoso Silva

Rafaella Vaz Flausino

Talita Santos Silva

3.2 Instrumentos

Computadores dos integrantes do grupo.

 3.3 Procedimentos

Elaboração do documento no Word com base em pesquisas na internet.


DESENVOLVIMENTO

      4.1 O que é uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)?

ETEs são unidades onde o esgoto, após sair das nossas residências e passar pela rede coletora por meio de um longo sistema de tubos subterrâneos, é levado para ser tratado, podendo, assim, ser devolvido ao meio-ambiente e lançado em rios, lagos ou no mar. Objetivando reproduzir, em um menor espaço de tempo, a capacidade dos cursos d’água de decompor naturalmente a matéria orgânica. Os processos de tratamento do esgoto podem ser físicos, químicos e biológicos.

4.2 As Estações de Tratamento de Esgoto e suas fases.

A água distribuída nas residências, após utilizada, vira esgoto. Ao deixar as casas, ele é encaminhado para as redes coletoras até chegar às Estações de Tratamento de Esgoto.

O tratamento do esgoto consiste na separação da parte líquida da parte sólida e no tratamento de cada uma delas separadamente. O objetivo é reduzir a carga poluidora de modo que elas possam ser dispostas adequadamente, sem causar prejuízos ao meio ambiente.

Fase líquida

1 – Cidade: Após a distribuição nas residências, a água utilizada para higiene pessoal, alimentação e limpeza vira esgoto. Ao deixar as casas, ele vai para as redes coletoras, passa pelos coletores, troncos e interceptores até chegar às Estações de Tratamento de Esgotos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com