TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Coordenação de curso de Engenharia Civil

Por:   •  17/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.170 Palavras (25 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

PATOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Emanoel Barbosa de Souza Filho1, Heloisa Ohanna Oliveira Miranda¹, Jefesson Andrey Gomes de Souza¹. (emanueelfilho@hotmail.com andreygomes12345.ag@gmail.com helo11oliveira@hotmail.com)

Professora orientadora: MsC Paulo Ricardo Ramos

Coordenação de curso de Engenharia Civil

Resumo

Nos últimos anos a construção civil no Brasil tem proporcionado um grande avanço, atingindo um aumento significativo desde os anos 90, contudo com o aumento das obras, também aumentaram as construções realizadas com falhas, ocasionando as patologias em diversos casos. Este estudo terá como temática as patologias da Construção Civil, sendo que patologia é o estudo dos danos nas estruturas das construções e edificações. A pesquisa terá como objetivo geral, Analisar o conceito das patologias da construção civil. O estudo abordado neste artigo foi de característica qualitativa. Tendo atributos e abordagens esquematizadas com relação ao tema patologias da construção civil, sendo utilizados dados estatísticos para análise, e descrevendo a complexidade do estudo, analisando e valorizando os aspectos específicos relacionados ao tema. Que através dos diálogos entre os autores citados na pesquisa bibliográfica, pode se entender melhor sobre o tema em questão. Os procedimentos metodológicos utilizados neste artigo foram com base em estudos bibliográficos, artigos científicos, Internet, que serviram de subsídios para o desenvolvimento deste estudo. Os resultados provenientes de estudo foram claros, proporcionando objetividade e também teve uma sequência lógica em relação as patologias da construção civil, bem como os fatores que causam esses danos, a importância da manutenção, das normas e principalmente do profissional de Engenharia Civil. O objetivo do trabalho foi atingido com sucesso, através de um estudo de revisão bibliográfica acerca das patologias da Construção Civil, os resultados obtidos reflete os conteúdos e estudos de diversos autores da área, baseando-se em normas e métodos presentes na literatura.

Palavras-chave: Patologias. Obras. Construção Civil. Engenharia Civil. Procedimentos.

  1. INTRODUÇÃO

As patologias da construção Civil são falhas na execução, ocasionando as patologias em diversos casos, sendo que estas patologias podem ocorrer pelo uso de materiais de baixa qualidade ou até mesmo a falta de planejamento adequado nos canteiros de obras, levando as edificações a adquirirem algum tipo de patologia. Sendo este estudo terá como temática as patologias da Construção Civil, sendo que patologia é o estudo dos danos nas estruturas das edificações.

Dentro deste contexto o trabalho delimita-se em fazer uma análise sobre as patologias da construção civil, mostrando os tipos de danos, causas e de como evitar cada uma deles.

[pic 2]

1 Graduação em Engenharia Civil – Centro Universitário AGES.

A pesquisa terá como objetivo geral, analisar o conceito das patologias da construção civil, tendo como objetivos específicos, Identificar os tipos de patologias existentes, Refleti sobre as causas patológicas das obras e Definir as patologias por infiltração.

Sendo que este trabalho se justifica pela importância que as patologias da construção civil tem para sanar as dúvidas existentes e também pela busca da qualidade dos processos construtivos e pela melhoria da habitalidade e durabilidade das edificações.

Portanto o propósito deste estudo é proporcionar para a sociedade o esclarecimento das dúvidas existentes sobre as patologias da construção civil.

  1. O CONCEITO DE PATOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A patologia é historicamente conhecida e atrelada aos estudos da ciência médica, mas com o passar do tempo foi adotada por outras áreas do conhecimento como é o caso das obras de construção civil e visa identificar as causas e efeitos dos danos existentes nas construções (SANTOS, 2011).

Diante disso o conceito de patologia da construção civil se define como sendo “a ciência que procura estudar os defeitos e incidentes que os materiais podem promover nas construções de um modo geral e que busca diagnosticar as origens dessas causas e efeitos e compreender os mecanismos de deflagração e de evolução do processo patológico” (SILVA, 2012, p, 34).

Já nos conceitos de Ambrósio (2013, p, 211) “as patologias da construção civil são definidas como sendo os problemas causados pelo uso inadequado de materiais como também pelo envelhecimento destes materiais”.

O autor ainda destaca que:

“As patologias são defeitos que podem acabar comprometendo o desempenho das funções para as quais foi planejada, como também são oriundas de trabalhos maus feitos, de uso de materiais de péssima qualidade ou até mesmo pela mão de obra desqualificada” (AMBRÓSIO, 2013, p, 211).

De um modo geral as doenças na construção civil podem ser definidas como os defeitos que ocorrem em determinados locais da estrutura ou em toda a edificação, sendo que estas patologias podem ter diversas consequências que podem comprometer toda a estrutura ou partes desta construção.

Para Souza (2012, p, 65) “as patologias são as falhas dentro de uma estrutura decorrente da má utilização de mão de obra ou até mesmo de materiais inadequados, que pode ocasionar rachaduras, vazamentos e um piso soltando”.

Costa (2011, p, 11) discorre em seus estudos que “a patologia são manifestações dos defeitos em peças, construções, edificações, projetos, estruturas ou acabamentos, sendo ainda que a mesma se define como sendo a ciência na qual estuda a origem, causa e efeito das falhas que podem surgir nas construções civis”.

Sendo que essas manifestações podem ocorrer no início da construção, como também durante o tempo em que estas edificações estão sendo produzidas e principalmente no tempo de utilização das mesmas, pois cada patologia pode surgir a qualquer momento e proporcionar vários problemas para os construtores.

O importante é sempre que realizar uma construção, seja ela de pequeno porte ou de grande porte, sempre usar materiais e mão de obra adequadamente para que as construções não tenham nenhum tipo de defeito e se por acaso uma dessas construções começarem a surgir essas manifestações, procurar diagnosticá-las o mais rápido possível para evitar danos materiais ou até a morte de pessoas inocentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (133.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com