TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELETRÔNICA ANALÓGICA

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

ISABELLA MELO HONORATO RA: 1299112926

6 PERIODO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ELETRÔNICA ANALOGICA

Polarização CC com Realimentação de Tensão

A entrada CC estabelece um ponto de operação ou um ponto quiescente chamado de Q-point. Há três estágios de operações sendo eles: *Operação na Região Linear, onde a Junção Base-Emissor é polarizada diretamente, enquanto a Junção Base-Coletor é polarizada reversamente. *Operação na região de Corte: Junção Base-Emissor é polarizada reversamente.

*Operação na região saturada, é a Junção Base-emissor onde é polarizada diretamente, enquanto a Junção Base-coletor é polarizada diretamente.

Os circuitos com polarização CC, são: Circuitos Polarização Fixa, Circuito de Polarização Estável com Emissor, Malha Coletor –Emissor, Polarização por Divisor de Tensão, Polarização CC com realimentação de Tensão.

Neste processo de realimentação tenta-se reduzir a variação da corrente de coletor devido a variação de βcc através da redução da tensão de base; ou seja com o aumento da tensão de emissor a tensão de base tende a reduzir-se, e conseqüentemente a corrente de base reduzindo assim a corrente de coletor. Este processo só é utilizado em sistemas econômicos, pois as compensações da corrente de coletor são muito pequenas.

Principais tipos de circuitos estabilizadores de tensão 1 – Regulador com diodos zener 2 – Regulador integrado de tensão 3 – Regulador integrado de tensão acionando transistores de potência

Outra maneira de melhorar a estabilidade de um circuito de polarização é adicionar um circuito de realimentação a partir do coletor para base.

[pic 2]

A Polarização C.C com realimentação de tensão melhora na estabilidade, apesar do ponto quiescente não ser totalmente independente de beta, a sensibilidade a variações de beta ou da temperatura é geralmente menor do que aquela existente em configurações com divisor de tensão e emissor polarizado.

Malha base-emissor :

+𝑉𝐶𝐶 − 𝐼𝐶𝑅𝐶 − 𝐼𝐵𝑅𝐵 − 𝑉𝐵𝐸 − 𝐼𝐸𝑅𝐸 = 0

 𝐼𝐶 = 𝐼𝐶+𝐼𝐵 ; Como 𝐼𝐶  𝐼𝐵 e 𝐼𝐶  𝐼𝐵 

 Pode-se considerar: 𝐼𝐶  𝐼𝐶,  Lembrando que: 𝐼𝐶 = 𝛽𝐼𝐵 ; 𝐼𝐸  𝐼𝐶 

  𝐼𝐵 = 𝑉𝐶𝐶𝑉𝐵𝐸 𝑅𝐵+𝛽(𝑅𝐶+𝑅𝐸)

A realimentação resulta na reflexão da resistência RC para o circuito de entrada, assim como a resistência RE .  Como 𝐼𝐶 = 𝛽𝐼𝐵  𝐼𝐶𝑄 = 𝛽(𝑉𝐶𝐶𝑉𝐵𝐸) 𝑅𝐵+𝛽(𝑅𝐶+𝑅𝐸)  Em geral, quanto maior o produto 𝛽(𝑅𝐶 + 𝑅𝐸) em relação a 𝑅𝐵, menor é a sensibilidade de 𝐼𝐶𝑄 a variações de beta •

Malha coletor-emissor

𝐼𝐸𝑅𝐸 + 𝑉𝐶𝐸 + 𝐼𝐶𝑅𝐶 − 𝑉𝐶𝐶 = 0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (115.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com