TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  30/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES I – PROF. VAGNER LISOSKI DUARTE

RELATÓRIO:

Máquinas e Implementos para uso Agrícola e Florestal

Jefferson Gauterio

SUMÁRIO

1.        OBJETIVO        

2.        INTRODUÇÃO        

3.        MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL        

3.1        ADUBADORA AUTOMOTRIZ        

3.2        ADUBADORA TRACIONADA        

3.3        COLHEDORAS        

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5.        BIBLIOGRAFIA        

  1. OBJETIVO 


O seguinte relatório tem por objetivo, pesquisar sobre máquinas e implementos agrícolas, visando conhecer os itens de segurança que devem ser utilizados pelos indivíduos envolvidos na operação destes equipamentos, tais indivíduos são os responsáveis pela segurança dos outros indivíduos próximos a essas maquinas e bem como são responsável pela sua própria segurança.

  1. INTRODUÇÃO


Como o avanço da tecnologia e modernização, cada dia mais a automatização dos equipamentos para o desenvolvimento da agricultura é mais frequente, e consequentemente existe uma grande substituição de mão de obra humana para máquinas.

Com o crescimento da modernização e automatização, também vem crescendo o numero de acidentes de trabalho, visto que os trabalhadores estão expostos cada dia mais a maquinas que são operadas por outros trabalhadores, o que torna os acidentes de trabalhos cada vez mais fatais. Se antes os acidentes de trabalhos no meio agrícola eram cortes com foices, animais nas plantações e até mesmo acidentes ergonômicos, hoje as coisas estão bem diferente.

Um acidente de trabalho em uma maquina agrícola pode, certamente, tirar a vida de um ou mais trabalhadores que estão envolvidos nas tarefas, até mesmo causar acidentes em trabalhadores que não estão envolvidos na mesma tarefa, por exemplo, uma máquina de grande porte, desgovernada pode simplesmente atropelar trabalhadores que estão trabalhando perto da mesma, e até mesmo os trabalhadores que estão executando outros serviços diferentes. Sabe-se que grande parte dos acidentes de trabalho com as maquinas agrícolas, são exatamente devido esta automatização na área.

Os dispositivos de segurança dessas máquinas são de extrema importância, tão importante quanto, são os treinamentos que os operadores recebem, de nada adianta o equipamento ter dispositivos de segurança, se o operador não souber usar. É de fundamental importância que todos operadores e funcionários que trabalhem com esses equipamentos e perto desses equipamentos, tenham treinamento adequado, pois acidentes acarretam em prejuízos econômicos.  

  1. MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA USO AGRÍCOLA E FLORESTAL

A baixo seguem 3 exemplos de máquina e implementos para uso agrícola e florestal.

  1. ADUBADORA AUTOMOTRIZ

Equipamento empregado no setor canavieiro para aplicação de fertilizante sólido granulado.

Exemplo: Uniport NPK:

A capacidade de carga de 3000 kg e a aplicação de fertilizantes com várias linhas simultâneas permitem desenvolver alta capacidade operacional diária. O sistema de distribuição de fertilizantes através de fluxo de ar proporciona elevada uniformidade e coloca o fertilizante no lugar certo.

  1. ADUBADORA TRACIONADA

Implemento agrícola que quando acoplado a um trator agrícola, pode realizar a operação de aplicar fertilizantes sólidos granulados ou em pó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com