TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Continuada

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

FEA FUMEC   SUPERVISÃO DE ESTÁGIO.

EDUCAÇÃO CONTINUADA – Questionário

  1. SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O ASSUNTO

Quais eram seus conhecimentos sobre o assunto ANTES da apresentação feita?

  1. NECESSIDADE DE CONTINUAR ESTUDANDO
  1. Você está convencido da necessidade de continuar estudando depois de concluída a graduação?
  2. Justifique.
  1. TIPOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E TÍTULOS

Descreva, resumidamente:

  1. os tipos de cursos de pós-graduação com
  2. seus respectivos títulos.
  1. DISSERTAÇÃO / TESE
  1. Qual a diferença entre uma dissertação e uma tese?
  2. Para se inscrever em um curso de doutorado, é necessário ter feito antes o mestrado?
  1. MELHOR ÉPOCA
  1. Qual a melhor época para se iniciar um curso de pós-gradução: imediatamente após a formatura ou depois de adquirir mais experiência profissional?
  2. Justifique.
  3. No seu caso, o que pretende?
  1. CURSOS A DISTÂNCIA
  1. O que você pensa dos cursos a distância (vantagens e desvantagens)?
  2. Você teria disciplina suficiente para fazer um deles (Justifique)?
  1. SEU INTERESSE
  1. Dentro das diversas áreas de atuação possíveis do seu curso, quais são as que você tem interesse em continuar estudando?
  2. Justifique.
  1. ONDE?

Pesquise algumas instituições e cursos de pós-graduação na suas áreas preferidas.

  1. CURSO NO EXTERIOR

Você pretende fazer cursos no exterior (Justifique)?

  1. Já conhecia o tema apresentado na aula, devido a minha formação anterior, na qual me envolve com iniciação científica e, por ter trabalhado com profissionais que estavam realizando ou já haviam concluído cursos de especialização e mestrado.
  2. Sim. Mesmo antes da apresentação já havia decidido em continuar os estudos. Acredito que os estudo nunca terminam, é sempre importante para o profissional, independente da área de atuação a busca continua e incessante para o aprimoramento técnico e/ou cientifico, buscando sempre o que melhor se enquadra dentro do perfil do profissional.
  3. Independente do tipo de pós a ser realizado, uma frequência mínima é exigida. Os tipos de curso de pós graduação são os seguintes:
  1. Extensão - são cursos de pequena duração (máx de 60 horas) referente a um assunto específico sendo emitido certificado de participação. Um exemplo são as atualizações de normas.
  2. Aperfeiçoamento – duração um pouco maior (aproximadamente 180 horas), apresentando um bloco maior de disciplinas que englobam uma determinada área, como aperfeiçoamento profissional em projetos de fundações e soluções de contenção. Para estes, também se tem a emissão de certificado de participação.
  3. Especialização – engloba uma quantidade maior de disciplinas para uma determinada área da engenharia, demando, portanto, maior tempo de duração (normalmente 360 horas). Além da frequência é exigido o conhecimento em provas e elaboração de um trabalho final pode ser monografia, artigo ou elaboração de um projeto. Exemplos são as especializações em estruturas de concreto, estruturas metálicas, engenharia geotécnica, dentre outros. Após a conclusão, o aluno recebe o certificado de especialista da área concluída.
  4. Mestrado – realização de uma pesquisa englobando um assunto específico, normalmente realizada em um prazo de 2 anos. Deve ser realizado um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas, devendo atender às demandas de créditos exigidos pela instituição, notas e frequências. Ao longo do processo de estudos, deve ser desenvolvido uma dissertação a ser entregue e apresentada para uma banca composta por três profissionais. A aprovação da dissertação deve ser unanime pela banca. Após a aprovação, é emitido o diploma e o título de Mestre. Exemplos de áreas são estruturas, construção civil, geotecnia.
  5. Doutorado – desenvolvimento de uma pesquisa de caráter inovador em um prazo de até 4 anos. Exigido carga horária de disciplinas obrigatórias e optativas, semelhante ao ocorrido no mestrado. No final, a pesquisa elaborada ao longo dos 4 anos deve ser apresentada em forma de tese. Também se é emitido um diploma e o recebimento do título de Doutor. Áreas de estudo são estruturas, geotecnia, dentre outras.
  1. Dissertação é um documento que apresenta um trabalho experimental, delimitando uma área especifica, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar as informações obtidas referente ao tema, devendo demonstrar o conhecimento da literatura e capacidade de sistematização do aluno. Este trabalho visa a obtenção do título de mestre e deve ser orientado por um orientador que já tenha o mínimo de doutorado.

Tese é semelhante a dissertação, entretanto ela visa o título de doutor e deve apresentar um estudo cientifico ou um trabalho experimental com características únicas. Baseia-se em uma investigação original que apresente uma real contribuição para a área em estudo. Deve ser orientado por orientador com o título de doutor ou superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com