TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eficiente Energética

Por:   •  8/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

 “Estima-se que anualmente 10% de toda energia gerada   no Brasil seja desperdiçada
Energia suficiente para abastecer os estados do rio de janeiro e Ceara, ou compensar o aumento da demanda nacional em dois anos. “ fonte ( ABESCO).

Vivemos em uma era de conforto e tecnologias, que não tem volta, é difícil depois de acostumar se com esse convívio abrir mão de tudo. Contudo há como manter o uso de todas essas tecnologias e conviver de forma saudável com o meio ambiente.
Com o estudo e as aplicações das diretrizes da eficiência energética em edificações residenciais pode se deixar mais equilibrado essa questão. A eficiência energética em edificação residencial tem uma definição bem simplista, nada mais é que melhorar o desempenho de consumo e reduzir ao máximo o gasto de energia nas residências.

“O gasto com energia elétrica em uma residência familiar com 5 pessoas , consome em média 10% da renda familiar ( fonte: artigo consumo familiar IBGE – folha de são Paulo )”

E a medida que o poder de aquisição das famílias aumentam os gastos com energia elétrica aumenta proporcionalmente, já que, quanto o maior pode aquisitivo, mais se tem eletrodomésticos e eletro portáteis dentro da residência.
A pratica da eficiência energética deve ser constante no dia a dias das pessoas. Para que seja possível a conservação do meio ambiente e não perdemos o conforto que as tecnologias nos oferecem. Por isso é de suma importância o estudo da eficiência energética.
Para o consumidor residencial uma forma de atender e conhecer mais sobre eficiência energética é buscar informações no selo PROCEL, que é um programa que visa a classificação dos equipamentos de acordo com o seu consumo energetico.


Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica –O Selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

Criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, programa do Governo Federal executado pela Eletrobras, o Selo Procel foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993..” ( fonte: www. Procelinfo.com.br )


Com base nas informações fornecidas pelo selo PROCEL, pode se excluir do dia a dia das residências aqueles equipamentos  que são classificados como menos eficientes. Com essa atitude de certa forma cria se uma  reação em cadeia , ou seja, deixar de comprar um equipamento menos eficiente obrigam as empresas a excluírem de seus mercados esses produtos.

outra forma de ser ter eficiência energética residencial é a substituição das lâmpadas flourecentes por lâmpadas em LED, isso reduzirá o consumo de forma significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com