TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração de uma Maquete Usando Cálculos Referentes a Escalas

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO: Este projeto tem como objetivo a elaboração de uma maquete usando cálculos referentes a escalas, relações trigonométricas e medidas, usando os conceitos básicos de normas da Engenharia Civil e interpretação de desenhos.

CONTEXTO: Será trabalhada a situação 2, que diz:

“Duas edificações de uma mesma empresa foram construídos a uma distância de 20 m entre um e outro. No entanto, um desnível de 1 m no solo obriga a construção de um acesso com rampa para ligar os dois prédios no andar térreo. O caminho deve conter um trecho plano (se necessário) seguido de uma rampa com a inclinação mínima permitida pela norma e outro trecho plano (se necessário). Os dois trechos planos devem ter o mesmo comprimento.”

A Norma de Acessibilidade NBR9050 da ABNT diz que “Para inclinação entre 6,25% e 8,33% devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso”. A inclinação calculada deu um resultado abaixo da especificada pela norma, ou seja, nossa rampa não necessita de áreas de descanso.

CÁLCULOS: Segundo a norma NBR9050, a inclinação mínima para desnível de 1 m, deve ser de 5%. Usando o cálculo de inclinação, encontramos o comprimento horizontal da rampa:

[pic 1]

5 = 1 x 100/c

C = 20 m

Ou seja, o comprimento calculado será igual ao proposto pela situação.

Para calcular o comprimento total da rampa, foi usado o cálculo da hipotenusa:

a² = b² + c²

a² = 1² + 20²

a = 20,02 m

O ângulo de inclinação foi encontrado através da fórmula de tangente:

tg = CO/CA

tg = 1/20

tg = 0.05 = 2,86°

O TRABALHO: Pata elaborar a maquete, foram utilizados materiais leves e de fácil manuseio, como isopor, papelão, caixas de sapato recicladas e tintas para dar acabamento.

O projeto será construído na escala 1:20.

CONCLUSÃO: Medindo uma das rampas da Universidade São Judas Tadeu, encontrou-se o comprimento de 19,4m. O cálculo da sua inclinação é de 8,33%. Segundo a Norma da ABNT, o desnível máximo para essa inclinação é de 0,80m e esta rampa possui desnível de 1,60m. Ou seja, a rampa da Universidade não está de acordo com as normas da ABNT, pois o ideal seria que tivesse 5% (ou menos) de inclinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com