TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrônica Analógica

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

    UNIVERSIDADE FEDERAL

 DE JUIZ DE FORA

FACULDADE DE ENGENHARIA

ENGENHARIA ELÉTRICA

CIRCUITO PRÉ-AMPLIFICADOR DE ÁUDIO

RELATÓRIO

Bartolomeu Henrique Lopes

Daiana Carmo Coelho

Fernando Augusto Flores Villaça

Juiz De Fora, MG.

2018

BARTOLOMEU HENRIQUE LOPES - 201669051B

 DAIANA CARMO COELHO - 201669029C

FERNANDO AUGUSTO FLORES VILLAÇA - 201669041A

CIRCUITO PRÉ-AMPLIFICADOR DE ÁUDIO

Trabalho de Eletrônica Analógica apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial para avaliação da disciplina CEL099 .

Professor: Augusto Cerqueira.

     

         Juiz de Fora, MG.

                        2018

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        4

3.        PROJETO E SIMULAÇÃO        5

4.        CONCLUSÃO        10

5.        BIBLIOGRAFIA        10

  1. INTRODUÇÃO

Muito utilizado, um circuito pré-amplificador é de fácil montagem e possui componentes comuns. Sendo também conhecido como amplificador de controle, tal dispositivo trata-se de um amplificador responsável por preparar o sinal eletrônico para uma amplificação ou processamento. Este circuito pode ser usado para reforçar o sinal de fontes que não sejam capazes de excitar seu amplificador como, por exemplo, microfones de baixa e média impedância, captadores de violão e guitarra etc. De uma maneira geral, são utilizados em praticamente todos os cenários onde se trabalhe com áudio, tando ao vivo quanto em estúdios. Por sua simplicidade, pode ser instalado dentro da fonte de sinais, devendo ser intercalado, neste caso, entre a fonte de sinal e o próprio amplificador.          

  1. OBJETIVOS

Projetar, simular e montar em laboratório um circuito  amplificador de áudio contendo os seguintes blocos:

[pic 2]

Figura 01 -  Esquema do circuito amplificador de áudio.

  1. PROJETO E SIMULAÇÃO

Este projeto foi feito com base no circuito pré-amplificador de alta fidelidade desenvolvido por Rod Elliot. Esse pré-amplificador possui um controle refinado de tom, que possui uma configuração padrão com amplificação e atenuação de 10 dB e uma configuração de precisão com alcance de 3 dB. O circuito do pré-amp pode ser visto na Figura 02.

[pic 3]

Figura 02 -  Circuito Completo do Pré-Amplificador

Para facilitar a visualização do circuito, ele foi dividido em três partes: Entrada, Equalizador e Volume. A Entrada tem como objetivo realizar uma amplificação inicial do sinal. Nessa parte foi utilizada a configuração não-inversora do Amp Op com ganho 10 (20dB), que pode ser alterada através do resistor R4. Essa parte do circuito pode ser visualizada na Figura 03.

[pic 4]

Figura 03 - Entrada do pré-amplificador

A segunda parte é o equalizador, responsável pela intensidade do som grave e agudo. Ele tem como base o equalizador Baxandall (Figura 04), onde foram adicionadas algumas modificações. Como pode ser observado na Figura 05, as modificações citadas são os resistores R13, R14, R15 e a chave S1. Esse conjunto permite trocar entre a configuração padrão e de precisão acionando a chave S1, como será demonstrado na simulação posteriormente. Além disso R13 desempenha uma função importante no circuito, ele limita a intensidade do som no equalizador na faixa ±10 dB. Ele pode ser removido ou ter seu valor aumentado, para se obter maior intensidade ou ter seu valor reduzido para se obter uma faixa menor de ganho e corte. É possível notar que o controle de grave e agudo é composto por um circuito integrador (Grave), funcionando como um filtro passa-baixa, e um circuito diferenciador (Agudo), funcionando como um filtro passa-alta, acoplados de forma a trabalhar concomitantemente no Amp Op, que nesse estágio utiliza configuração inversora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (675.5 Kb)   docx (331.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com