TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUIÇÕES DO ENGENHEIRO CIVIL E ÉTICA E RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CIVIL

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ENGENHARIA CIVIL – INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL

ATRIBUIÇÕES DO ENGENHEIRO CIVIL

E

ÉTICA E RESPONSABILIDADE DO ENGENHEIRO CIVIL

Palhoça

2011

Atribuições do Engenheiro Civil

           Engenharia civil é o ramo da Engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais,portos entre outros.

           Esta profissão é regulamentada pelas leis 5.194/1966 e 1.010/2005. Esta incluída na lei 5.194/66 a criação de um Conselho Federal (CONFEA) e a criação de Conselhos Regionais (CREAS). Estes terão objetivo de regular o exercício da profissão, aplicação correta de uso da titulação de sua respectiva profissão, as providencias a serem tomadas no uso ilegal do exercício do oficio, as coordenadas a serem regidas na execução de seus trabalhos e sua fiscalização. E na lei 1.010/05, teremos a concessão das atribuições em função da competência adquirida, por meio de um currículo integralizado em consonância com o projeto pedagógico do curso, que permitirá a definição do perfil profissional do diplomado a ser indicado pela instituição de ensino ao Sistema Confea/Crea.O novo normativo permite a extensão das atribuições iniciais dentro de cada categoria profissional. A flexibilização apresentada no normativo permite que dentro da categoria Engenharia a extensão das atribuições inicialmente concedidas possam ser estendidas no âmbito das suas várias modalidades.

            Estas leis têm como finalidade fiscalizar a profissão e  asseguram o bom andamento da mesma, impedindo pessoas desqualificadas de exercê-la,  alem de definir corretamente o uso do currículo de graduação e especializações para atividades especificas

            Cabe ao engenheiro civil regulamentado e inserido no Sistema Confea/Crea, atuar na elaboração e coordenação de projetos, estudos, fiscalização e supervisão das atividades ligadas à construção de habitações, edifícios, aeroportos, estradas (rodovias e ferrovias), túneis, geração de energia, geotecnia, planejamento de obras e gerenciamento das mesmas.Com base em projeto arquitetônico, o engenheiro prepara plantas e projetos complementares, determina as especificações do projeto e o estudo do solo e subsolo. Este profissional deve calcular os efeitos dos desníveis do terreno, da pressão dos ventos e da mudança de temperatura sobre a resistência da construção, definir e quantificar os materiais, os equipamentos necessários e a mão-de-obra.  

           O engenheiro civil deve atender as necessidades do mercado, com flexibilidade e rapidez de decisão nas suas diferentes áreas de atuação, levando em consideração o custo benefício, ou seja, aliando melhores condições de segurança a menores custos. Este profissional deve ter habilidade para trabalhar em grupo, capacidade de concentração e adaptação a novas situações e deve se manter atualizado, com pesquisas e novas tecnologias.

           É possível aumentar o campo de atribuições do engenheiro civil quando o mesmo se aprimora, se especializa ou quando existe alguma mudança na grade curricular do seu curso, já que a área de atuação do engenheiro civil vai ser definida pelo seu currículo de graduação, especialização entre outros (Lei 1.010/05).

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com