TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Metodos

Por:   •  4/5/2017  •  Artigo  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 13

                                                            Aplicação de estudos de tempos em

                                  uma fábrica de alimentos gelados para

                                           fins de análise do setor produtivo.

Carlos Miguel da Silva Gonçalves (UEPA)

miguelsilva112@hotmail.com

Igor Farias de Souza (UEPA)

Igor.farias49@gmail.com

Lucas de Tassio Gomes Lisboa (UEPA)

lugtd51@gmail.com

O exposto artigo possui como objetivo a aplicação da engenharia de métodos na análise do processo de fabricação de picolés em uma pequena fábrica de alimentos gelados, assim evidenciará a padronização das operações e a função desta padronização no estudo dos tempos. Para isso foram feitas cronometragens buscando medições de tempos devidamente tabeladas e organizadas, as quais serão essenciais na demonstração do gráfico de controle, do tempo padrão da produção de lotes de picolés e da capacidade produtiva da empresa em um dia de trabalho. Permitindo com isso uma melhor avaliação dos tempos sobre a produção da empresa em análise.

Palavras-chaves: Palavras-chave: Estudo de tempos e movimentos, padronizar, capacidade produtiva.

1 - INTRODUÇÃO

Os comestíveis gelados estão ingressados na dieta da humanidade a muito tempo. O Brasil por possuir um clima tropical se torna propicio para o aumento do consumo destes produtos a cada ano, o que fez se tornar um produto lucrativo. Porém atualmente o ramo de gelados comestíveis possui muitos recursos para a sua produção, com isso abriram novas empresas deste gênero, deixando o mercado mais competitivo e criando desafios para o empreendedor.        

Como exposto pôr a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (2016), em 2014, o consumo de sorvete atingiu 6,41 litros de sorvete por habitante/ano, e foi produzido 923 milhões de massas para a produção desses produtos. Empresas desse ramo devem se organizar e se preparar para produzir a quantidade que o mercado precisa, então com a aplicação da engenharia de métodos é possível conhecer, conduzir e padronizar melhor o processo de produção, para se ter o melhor controle. Gerando assim menos desperdícios e aumentando lucros.

Neste trabalho buscou-se estudar o tempo de movimentos em uma empresa de sorvetes de pequeno porte no município de Belém. Tendo como objetivo apenas o estudo do tempo de produção e sua capacidade produtiva.  

2 - MÉTODO DE PESQUISA

O trabalho apresentado utiliza com método de pesquisa o estudo de caso que de acordo com Godoy (1995) propósito fundamental do estudo de caso (como tipo de pesquisa) é analisar intensivamente uma dada unidade social. Este método foi utilizado por sua versatilidade de lidar tanto com o caráter pratico como o de revisar bibliografias para maior embasamento da pesquisa realizada.

Gil (2002) relata que de modo geral, o experimento representa o melhor exemplo de pesquisa científica. Essencialmente, a pesquisa experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

De acordo com Fleury (2010) a pesquisa pode ser de cunho profissional ou acadêmico. Na primeira o engenheiro pesquisa para desenvolver ou principalmente aprimorar técnicas e ferramentas para a produção de bens ou serviços. Já no meio acadêmico pesquisa para a criação de teses e artigos (trabalhos acadêmicos), para auxiliar a academia e sociedade com melhores métodos. No trabalho proposto se evidencia a técnicas para o melhor conhecimento da produção de uma empresa e colaborar tanto com ela quanto com a academia com resultados para o maior entendimento sobre o assunto abordado.  

3 - ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS

A engenharia de métodos abrange o trabalho de maneira sistemática com o propósito de criar métodos práticos e eficazes tendo em vista a padronização das operações.

Na engenharia de métodos encontra-se campos de estudos que se refere a melhor organização, melhor processo para o produto, melhor maneira de utilizar ferramentas. Conhecendo assim melhor o processo e a capacidade de uma empresa. E isso é possível ser analisado através dos estudos de tempos e movimentos.

Segundo Barnes (1977) o estudo de movimentos, e de tempos é o estudo sistemático dos sistemas de trabalho, com o objetivo de desenvolver um processo de produção padronizado, com menor custo possível, e assim determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; e para orientar o treinamento do trabalhador no método preferido.

E ainda segundo o autor, o estudo de tempos teve seu início em 1881, na usina"' da Midvale Steel Company, e Frederick Taylor foi seu introdutor, e na sua chegada a empresa concluiu de que o sistema operacional da fábrica deixava muito a desejar, que dizia "o maior obstáculo para a cooperação harmoniosa entre a empresa e os trabalhadores era a incapacidade que a administração tinha em estabelecer uma carga de trabalho apropriada e justa para a mão-de-obra.

Com seus estudos Taylor se convenceu de que não havia relação direta entre a energia que um homem pode despender e o efeito do cansaço, proveniente do trabalho, no homem. No entanto Taylor descobriu que, para trabalhos muito pesados, o fator que controlava a quantidade de energia que um homem despendia estava relacionado com os períodos de trabalho e de descanso e, principalmente, com a duração e frequência destes últimos. (Barnes, 1977).

Assim Taylor conclui que primeiramente deve ser definido o melhor método de processo, após é feito a padronização dos métodos e passado um treinamento ao operador.

3.1 - CRONOANÁLISE

Miranda (2009) relata que a cronoanálise analisa os métodos, materiais, ferramentas e instalações utilizadas para a execução de um trabalho com o objetivo de encontrar uma forma mais econômica de se fazer um trabalho, normalizar os métodos, materiais, ferramentas e instalações, determinar de forma exata e confiável o tempo necessário para um empregado realizar um trabalho em ritmo normal (Tempo Padrão).

Então a cronoanálise na empresa é designada para analisar os tempos padrões de cada produto, permitindo que o empreendedor conheça a capacidade produtiva de sua empresa, ou o quando de operadores e maquinas necessários para alcançar uma determinada meta de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (377.9 Kb)   docx (114.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com