TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Qualidade e Normalização

Por:   •  19/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Dados Gerais

Disciplina

Engenharia de Qualidade e Normalização 

Professor

Aluno

Turma

Descrição do Assunto (no máximo 100 palavras)


Este artigo apresenta informações do ciclo PDCA para utilização dessa ferramenta para solução de problemas, com base em um estudo de caso de uma indústria cosmética. Algumas ferramentas como gráfico sequencial, pareto, diagrama de causa e efeito, foram utilizados para o auxílio do início do projeto de ciclo de PDCA.  Os resultados são convincentes, e a aprovação do “sistema” PDCA.

Apreciação Crítica (no máximo 400 palavras)

O ciclo PDCA teve início na década de 50, e é uma ferramenta de Gestão de Qualidade total. Atualmente esse ciclo é uma das grandes ferramentas quando temos que mente a melhoria dos processos, e é uma certificação em órgãos internacionais (Certificação ISO) e nacionais (PNQ).

O ciclo tornou-se um diferencial para as empresas no que desrespeita ao mercado competitivo. Com isso, é uma das aplicações mais comuns para a resolução de problemas, quando o objetivo desejado não é alcançado. De acordo com Campo, 2004, devemos realizar um estudo detalhado do problema para descobrir as suas causas fundamentais, para depois, devemos utilizar um plano para parar as causas e depois executar.

Uma das ferramentas é a folha de verificação, que é utilizada como uma forma mais clara para apresentação da Gestão a vista. O diagrama de causa e efeito, aborda assuntos a ser analisado, contemplando seu processo, como ocorre, onde ocorrem, áreas envolvidas e escopo. Fazendo um levantamento das possíveis causas e agrupando por categoria os digramas.

A Matriz GUT é uma ferramenta para definir suas estratégias e políticas a média e longo prazo.

A utilização de números inteiro entre 1 e 5 a cada dimensão do G (Gravidade) U (Urgência) T (tendência), onde o 5 é a maior intensidade e o 1 e a menor, a fim de se obter um valor para cada problema ou risco analisado.

A ferramenta Brainstorming é um processo de grupo em que são geradas ideias em um modo que pode ser caracterizado, como livre de obstáculos, críticas ou segundas intenções. Busca-se a diversidade de opiniões e ideias a partir de um processo de criatividade grupal e com algumas características: Nunca se deve criticar ideia alguma; Devem-se escrever ideias geradas onde todos possam ver; Duração Máxima de 15 minutos e Grupos heterogêneos. O 5W2H Why (por que), what (o que), Where (onde), When (quando), Who (como e How much (quanto custa). Essa ferramenta fornece uma gama de informações consistentes para auxílio à tomada de decisões.

Esse ciclo PDCA foi aplicado em uma empresa de cosméticos e com evidência é mostrado a força da ferramenta. O ciclo é pouco utilizado pois falta conhecimento em algumas corporações, é necessário ter bastante disciplina no decorrer do processo. Com os resultados, vemos um futuro promissor se realizado de maneira correta. Com isso, a probabilidade de sucesso é evidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com