TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  3/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA

PCMAT

Docente: Prof. Dr. MANUEL SALOMON SALAZAR JARUFE

Discente: Augusto Gabriel Araujo, Fernando Guirelli Fernandes, Rubens Antonio Waterkemper Andrade .

FOZ DO IGUAÇU - PR

2017

[pic 3]

ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA

PCMAT

Trabalho apresentado à Universidade Federal da Integração Latino Americana como componente parcial da nota da disciplina Engenharia De Segurança Do Trabalho

Alunos presentes no dia 11/09/2017:

- Augusto Gabriel Araujo

- Fernando Guirelli Fernandes

- Rubens Antonio Waterkemper Andrade

FOZ DO IGUAÇU - PR

2017

PCMAT

Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho na

Construção CiviL

NR -18

CONDOMINIO RESIDENCIAL VINTAGE

INFORMAÇÕES DA OBRA

EMPRESA: F.R.A.Engenharia

UNIVERSIDADE: Universidade Federal Da Integração Latino Americana-Unila

CIDADE: FOZ DO IGUAÇU         

DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES•. CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS GRAU DE RISCO: 3

ENDEREÇO DA OBRA: Rua Nossa Senhora de Fátima - Chácara nO 15.B.1.B, da subdivisão dos lotes rurais nos. 53, 54 e 55 da Linha Buê Caé, do 90 perímetro da Fazenda Britânia. Toledo - Paraná

DISCENTES: FERNANDO GUIRELLI FERNANDES , RUBENS ANTONIO WATERKEMPER ANDRADE, AUGUSTO GABRIEL ARAUJO

CARACTERÍSTICAS DA OBRA: O empreendimento consiste em um condomínio residencial, denominado Residencial Vintage, composto por oito blocos com térreo e mais três pavimentos.

DATA DE INICIO: Julho de 2017

PREVISÃO DE CONCLUSÃO: 24 meses

N O MÁXIMO PREVISTO DE TRABALHADORES: 100 trabalhadores

PCMAT

PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 OBJETIVOS E CAMPO DE APLICAÇÃO[pic 4]

Esta Norma Regulamentadora NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

Consideram-se atividades da Indústria da Construção as constantes do Quadro l, Código da Atividade Específica, da NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e as atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, inclusive manutenção de obras de urbanização e paisagismo.

É vedado o ingresso ou a permanência de trabalhadores no canteiro de obras, sem que estejam assegurados pelas medidas previstas nesta NR e compatíveis com a fase da obra.

A observância do estabelecido nesta NR não desobriga os empregadores do cumprimento das disposições relativas às condições e meio ambiente de trabalho, determinadas na legislação federal, estadual elou municipal, e em outras estabelecidas em negociações coletivas de trabalho.

PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho e Previdência Social — MTPS.

DESCRIÇÃO DA OBRA

O empreendimento consiste em um condomínio residencial, denominado Residencial Vintage, composto por oito blocos com térreo e mais três pavimentos. Os blocos de número 1, 3 e 6 possuem no pavimento térreo uma sala comercial e cinco unidades habitacionais de dois quartos cada. O tipo que compõe os outros três pavimentos dos blocos 1, 3 e 6 somam seis unidades habitacionais cada. O restante dos blocos (no 2, 4 [pic 5]5, 7 e 8) possuem seis unidades habitacionais, tanto no térreo quanto nos outros três pavimentos que compõe o tipo, todos com dois quartos cada. O montante total de unidades habitacionais geradas é de 189 com capacidade estimada de 756 habitantes, considerando-se 4 habitantes por unidade. A circulação vertical é feita por meio de escada e há uma possibilidade de instalação para elevador.

O empreendimento possui 189 vagas para veículos de passeio, com reserva de seis vagas para portador de mobilidade reduzida (PMR). Os acessos de veículos são separados em entrada e saída e diferenciando pedestres.

O prazo de execução previsto para as obras é de 24 meses, com previsão de início em Agosto de 2017.

[pic 6]

Figura 1- condominio vintage

MEMORIAL DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO

O conteúdo deste memorial visa estabelecer procedimentos de segurança, medicina e meio ambiente nos locais de trabalho, para serem cumpridos durante toda a execução das obras de construção, ou seja, dar condições ambientais e individuais de trabalho, visando eliminar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, assim como estimular o espírito prevencionista dos trabalhadores.[pic 7]

Memorial das Condições de Trabalho

RISCO

SETOR

MEDIDA DE PROTEÇAO

Físicos (Ruído)

Obra/ Canteiro

Nas operações com o uso de manipulador telescópico, retroescavadeira, betoneiras,serra de corte rápido(madeira), lixadeiras e outras máquinas que gerem ruídos superiores a 85 dB, o trabalhador devera fazer o uso de protetores auditivos adequados.

Físico (Umidade)

Obra

Abertura de valas e taludes podem acontecer de ultrapassar o lençol freático, acarretando o acúmulo de água dentro das mesmas.

Químico

(Poeiras)

Geral

Na execução de tarefas que o ambiente apresente concentrações de poeiras de cal, cimento ou em outras atividades que gerem poeiras incomodas o funcionário devera usar respirador indicado.

Acidentes

(Cortes e

Perfurações)

 

Geral

Uso de luvas de raspa: no manuseio de materiais perfurantes e cortantes (vergalhões / facas / lâminas); organização e limpeza do ambiente: evite deixar espalhados pregos ou madeiras pontiagudas, pedaços de vergalhões. O uso de bota de segurança é obrigatório.

Acidentes

(Tropeções)

Geral

Nas demarcações feitas com linhas, nylon ou material similar, as mesmas deveram ser sinalizadas para evitar tropeços de pessoal em transito. Os pontaletes utilizados devem ser retirados após sua utilização

Acidentes (Quedas)

Geral

Em trabalhos realizados em níveis superiores a 2 (dois) metros de altura, o funcionário devera utilizar cinto de segurança tipo "pára-quedista". Somente executar tarefas nestas condições o trabalhador devidamente treinado. Construir passarelas contendo guarda-corpo. Manter limpo as áreas próximas das valas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com