TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  12/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 1.2

Redija um texto, entre 10 a 15 linhas, colocando as suas impressões acerca da Engenharia de Segurança do Trabalho a partir das posições do entrevistado pela Revista Proteção. Enfocando:

  1. O Porquê da existência da EST.
  2. O Papel político da EST para promover a transformação do meio ambiente do trabalho.
  3. Os Desafios, as Oportunidades e as Perspectivas da atuação do engenheiro de segurança do trabalho no Brasil.

O foco da aplicação da EST, em sua origem, era primordialmente o processo produtivo, porém essa tem evoluído gradualmente para a proteção do ser humano em seu ambiente laboral. Exemplo dessa evolução é a criação da metodologia do NTEP, a qual permite associar a atividade profissional realizada às doenças ou acidentes mais comuns a ela. Proporcionando a compensação de empresas que investem em segurança e saúde ocupacional e punição das que apresentam baixos índices nesse aspecto.

A EST, no entanto, ainda precisa avançar tendo em vista que suas principais normas são anteriores a constituição de Federal 1988, ou seja, as normas hoje aplicadas ainda são baseadas numa lógica pré-constitucional, o que constitui um desafio aos profissionais da área. O termo periculosidade, por exemplo, sequer possui definição legal.

Outro desafio enfrentado pela EST está na necessidade de mudança de um paradigma, a EST precisa ser difundida como a ciência que traz benefícios não só ao trabalhador, mas também às empresas, que se tornam mais produtivas, pois têm seus processos interrompidos em menor frequência, são resguardadas de ações judiciais, e ainda zelam por suas imagens. A sociedade como um todo, por sua vez, também é beneficiada com a mitigação dos agravos à saúde do trabalhador e dos impactos econômicos e sociais deles decorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com