TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Segurança do trabalho

Por:   •  30/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 4.2

Focar esforços somente mudanças na legislação pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?

Uma das medidas propostas para melhorar as condições de trabalho com certeza passa por uma mudança na legislação está, com objetivo de melhorar as condições de trabalho e garantir a saúde física e mental para os trabalhadores. Mas com certeza necessita também, de um maior envolvimento por parte dos empregadores com o intuito de tornar o processo mais sustentável, reduzir a incidência de doenças provocadas pelo trabalho  além da rotatividade.

Focar esforços somente em um maior esforço da fiscalização pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?

        Acredito que uma maior fiscalização é importante mas não resolve o problema. Deve ser trabalhada uma mudança cultural em um todo com o objetivo de alinhar o pensamento dos empregados e empregadores para garantir melhores condições de trabalho e aumentar a produtividade.

Como a EST pode envolver os empresários do setor na mudança da realidade do “Chão de Fábrica” para promover mais SST nestes ambientes?

        Esta é uma tarefa muito complexa porque depende também de provocar mudanças na forma de pensar destes. E muitos destes funcionários não têm ideia sequer dos seus direitos. A EST deve sim tentar procurar melhorar a qualidade de vida destes funcionários e tornar essas funções mais humanas, para que os funcionários tenham orgulho de desenvolver suas funções sem adquirirem doenças em função de tarefas.

Como um EST contratado por uma empresa do setor pode promover um ambiente de trabalho mais seguro e mais salubre nestas situações?

        A maior dificuldade é a promoção da mudança cultural necessária envolvendo tanto empregados quanto empregadores para permitir um ambiente harmonioso de trabalho com lucros para ambos. Se pensarmos que quando tivermos melhores condições de trabalho teremos uma redução na ausência por atestados médicos, uma rotatividade melhor, uma queda nas multas provocadas pelos trabalhos, desta forma um lucro para o empregador. E onde o ambiente é agradável e produtivo o empregado acaba também produzindo mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com