TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Segurança no Trabalho

Por:   •  29/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

Caso 1 – Acidente com extintor

        Lendo a notícia, percebe-se que faltou uma vistoria diária desse equipamento de combate ao incêndio, pois estava sem lacre. Provavelmente o trabalhador pouco manipulava este equipamento e não sabia de possíveis riscos que o extintor nessa situação pode causar. Entendo que faltou treinamento neste caso e verificação continuada do equipamento.

Caso 2 – Acidente com serra elétrica

        Analisando esse caso com base nos conhecimentos adquiridos até agora, podemos verificar uma bancada improvisada e as fotos mostram excesso de estacas abaixo da bancada, tornando-se o ambiente um risco à tropeços. Acredito que análise de riscos no local e talvez treinamento aos trabalhadores neste tipo de serviço em bancadas seguras.

Caso 3 – Acidente centro de usinagem

        Neste caso, conforme relato das tarefas, ouve falta de atenção dos trabalhadores que são experientes na operação e manutenção da máquina. O processo da máquina está bem definido pelo fabricante. O cartão de aviso não é colocado e a desativação de medida de segurança não foi detectada e nem comunicada. O mecânico ficou fora de visão do operador e do eletricista que falharam no procedimento. Neste caso, treinamento periódico sobre o procedimento padrão das máquinas são fundamentais para minimizar os riscos de acidentes.

Caso 4 – Acidente com grampeador

        A empresa incentiva a produtividade dos trabalhadores com bônus salariais por meta de produção. Os colegas do setor controlam toda produção, pois se toda equipe alcança as metas mensais definidas. Para melhorar a produtividade foi retirado as proteções dos grampeadores para aumentar a velocidade do disparo do grampo. O individuo precisa cumprir as metas, aumenta o ritmo de trabalho e não faz análise de riscos na operação. Após o acidente foram adotadas medidas para diminuir as cobranças de mete e melhorias no layout do trabalho.

Caso 5 – Acidente em manutenção de painel elétrico

        Ao executar a troca de disjuntor do painel elétrico energizado do sistema de refrigeração ocorreu um arco elétrico que causou queimadoras no operador e seu colega. O ambiente estava sobre pressão, pois o atraso na produção afetaria o desempenho na avaliação da empresa. Neste caso o trabalhador deve se comprometer em executar a tarefa de acordo com o procedimento seguro.

Caso 6 – Acidente frigorífico

        Ocorreu dois acidentes com o mesmo trabalhador no frigorífico. Devido a falta da análise do acidente, percebo que esses acidentes podem ser por falta de atenção do colaborador e diversos afastamentos e retornos necessitou de tratamento psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (24 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com