TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia na Construção Civil

Por:   •  29/8/2019  •  Artigo  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

Ergonomia na Construção Civil

Guilherme Fernando da Silva (guih_pr@hotmail.com, UNISOCIESC, Paraná, Brasil)

Resumo: A Ergonomia é a ciência que estuda a organização do ambiente e dos processos de trabalho, visando preservar a saúde, segurança e o bem estar dos seres humanos. A relação das pessoas com as diversas tecnologias disponíveis no mercado levou a um ritmo acelerado, exigindo cada vez mais tempo, dedicação e comprometimento do profissional. Com o passar do tempo, apareceram diversas situações que comprometeram a saúde dos trabalhadores, tornando a ergonomia uma ferramenta indispensável devido às condições de trabalho na qual as pessoas estão expostas. É importante ressaltar que uma construção na qual é aplicada a ergonomia, contribui de forma significativa na produtividade, qualidade, serviço e no bem-estar dos colaboradores. 

Palavras-chave: Ergonomia; Tecnologias; Construção.

Introdução

A construção civil é importante para o desenvolvimento do país, tanto do ponto de vista econômico quanto social. As atividades exercidas nas obras exigem dos trabalhadores esforços físicos intensos, na maioria das vezes, acarretam doenças ocupacionais.

A indústria da construção civil apresenta sérios problemas em relação às condições de trabalho dos operários, mesmo sendo importante na geração de empregos e economia do país. O mercado de trabalho exige dos trabalhadores a realização de tarefas exaustivas, deixando os funcionários desmotivados para executar as atividades do trabalho, pois são poucas empresas que se preocupam com a saúde do empregado. 

Diante desta situação, se destaca a NR17 (1978), que visa estabelecer parâmetros que permitam dar condições de trabalho aos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A ergonomia busca reduzir a ocorrência de lesões ocupacionais e acidentes, promovendo melhorias na condição de trabalho. Gerar o bem-estar do trabalhador conseqüentemente irá aumentar a sua produtividade.

Este artigo objetiva trazer uma revisão de literatura, conscientizando sobre a importância da ergonomia, riscos ergonômicos e a inserção de informações que podem melhorar a qualidade de vida dos funcionários na construção civil

Materiais e métodos

Trata-se de uma revisão de literatura (livros, normas regulamentadoras, artigos e teses). Os textos foram analisados a partir das dificuldades e os riscos ergonômicos que os funcionários se encontram na construção civil, sendo que estas são apresentadas e discutidas a seguir.

Ergonomia na Construção Civil

          A postura é estudada á muito tempo, pode ser considerada como uma posição própria que cada indivíduo encontra para sustentar o seu corpo e utilizá-lo na vida diária (Kendall apud Moser, 2000). A saúde ocupacional do trabalhador é o reflexo do ambiente de trabalho, as condições precárias resultam no aumento da jornada de trabalho e aumento do ritmo, além de novas formas administrativas e operacionais.

          A maioria dos problemas que ocorrem entre os trabalhadores é a autoconfiança no local de trabalho, as tarefas são executadas diversas vezes com uma postura inadequada e devido à falta de atenção, ficam em uma posição insegura e desconfortável, gerando lesões e sendo afastados dos seus trabalhos.

          A Ergonomia entra nesse contexto, devido à intenção promover o bem-estar e a saúde dos trabalhadores, satisfazendo as necessidades humanas e ambientais, oferecendo-lhes condições decentes de trabalho e eliminando por sua vez doenças ocupacionais (GALLASCH; ALEXANDRE, 2003). 

        

Riscos Ergonômicos na Construção Civil

Na construção civil alguns riscos são comuns de serem observados devido ao ambiente de trabalho e tipo de serviço a ser executado. Dentre os riscos no ambiente de trabalho, está o ergonômico. “Este risco inclui o levantamento e transporte manual de peso, esforço físico intenso e exigência de postura inadequada” (RODRIGUES, 1995).

Devido à mão-de-obra excessiva que a trabalho exige, “as atividades dos trabalhadores podem afetar diretamente a execução dos serviços da construção” (GOLABCHI et al., 2018) Os acidentes são freqüentemente relacionados à desatenção dos chefes, que oferecem ambientes arriscados para trabalhar, e de funcionários, que cometem atos inseguros (MEDEIROS; RODRIGUES, 2001).

Segundo Lida (2005), A boa postura é essencial para a realização do trabalho sem desconforto e estresse. É o estudo do posicionamento relacionado às partes do corpo, como cabeça, tronco e membros, no ambiente. No local de trabalho, as questões ergonômicas devem ser reconhecidas na fase inicial, sendo mantida como um dos elementos fundamentais para planejar o local de trabalho, pois desse modo, o método implantado será mais eficaz na prevenção de transtornos futuros (ABDUL-THARIM et al., 2011).

A disposição dos princípios de ergonomia traz benefícios para ambas as partes: Melhora o desempenho operacional quanto ao bem-estar do trabalhador no ambiente de trabalho e favorece os trabalhadores de um ambiente ocupacional com redução dos desgastes físicos, mentais e conseqüentemente das lesões  (HOFFMEISTER et al., 2015).


Como diminuir os riscos ergonômicos na construção civil

São vários riscos e devido à necessidade de alguns trabalhadores, acabam se sujeitando á exposições do perigo exigidas pela empresa, a fim de manter o emprego (RODRIGUES, 1986, p.35). Aplicar os princípios de ergonomia traz benefícios para ambas às partes: melhora o desempenho operacional quanto ao bem-estar do trabalhador no ambiente de trabalho e os trabalhadores se beneficiam de um ambiente ocupacional com redução dos desgastes físicos, mentais e conseqüentemente das lesões (HOFFMEISTER et al., 2015).        .

        Uma atividade física pode ser aplicada no ambiente de trabalho com o objetivo de obter um melhor rendimento na empresa, denominada Ginástica Laboral. É uma atividade física aplicada no local de trabalho em um espaço adequado, seja no pátio, campo, ou até mesmo em uma sala com grande espaço vazio (MENDES & LEITE, 2004) O exercício se baseia em alongamentos, para alongar a musculatura que foi trabalhada em excesso, relaxamento muscular para evitar as lesões e prevenir as doenças por esforços repetitivos, além de diminuir o estresse (LIMA, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (216.9 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com