TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTADO DA ARTE

Por:   •  6/6/2019  •  Artigo  •  2.813 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTADO DA ARTE

Estella Figueiredo de Lacerda

André Raeli Gomes, M.SC.

Orientador

RESUMO

A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem e pode colaborar no aperfeiçoamento da produtividade, de processos e no ambiente de trabalho. Este estudo tem por finalidade à ergonomia e a segurança do trabalho para os colaboradores na construção civil. O índice de ocorrência de hábitos posturais inapropriados no ambiente de trabalho é grande, uma vez que os colaboradores não recebem orientações adequadas quanto a isso e os resultados são dores, estresse, fadiga e falta de estimulo para a realização de suas atividades. Portanto a ergonomia é indispensável, pois pode prevenir doenças ocupacionais e trazer para os colaboradores mais qualidade de vida. 

Palavras-chave: Ergonomia; Colaboradores; Ambiente de trabalho; Construção civil.

ABSTRACT

The ergonomics and the Study of Labor Adaptation The man and collaborate any CAN Improving Productivity, Processes and any work environment. This study aims at ergonomics and Safety at Work Employees paragraph OS in Construction . The Habits of Occurrence index postural any inappropriate work environment and large, since the Employees NOT receive appropriate guidance As for IT and OS results are pain , stress, fatigue and lack of stimulus Para Conducting a ITS activities . The refore an essential ergonomics, because CAN Prevent Occupational diseases and bring paragraph OS Employees More Quality of life.


Keywords: Ergonomics; Contributors; Desktop; Construction

1 INTRODUÇÃO

A ergonomia tem como finalidade transformar os processos de trabalho para adaptar as atividades existentes, às características, habilidades e limitações das pessoas em relação ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro (ABERGO, 2000).

A palavra Ergonomia origina-se dos termos gregos Ergon (trabalho) e nomos (regras).

O termo Ergonomia é muito amplo e este artigo abordará por meio de revisão de literatura através da análise da história, de alguns conceitos e aplicações ergonômicas para a segurança do trabalho, com a finalidade de melhorar as atividades realizadas e o bem estar dos colaboradores no ambiente de trabalho da construção civil e, desse modo, prevenir os riscos de acidentes no trabalho e as doenças ocupacionais.

A utilização da ergonomia como método de aprendizado visando o aperfeiçoamento da qualidade de serviços na construção civil é um grande desafio. E este estudo tem como objetivo destacar a necessidade de agregar conhecimentos sobre segurança do trabalho e a importância da introdução dos conceitos ergonômicos no setor da construção civil, procurando evidenciar a forte ligação existente entre a melhoria das condições de trabalho e os objetivos da qualidade: redução de custos e aumento da produtividade.

A construção civil constituiu um setor com grande campo de atuação e de importância econômica para o desenvolvimento da sociedade. Este setor possui diferenças, tanto no que diz respeito aos serviços desenvolvidos, como também em função do porte das empresas que atuam neste importante setor econômico.

Alguns conhecimentos referentes à ergonomia já existem, como por exemplo, a Norma Regulamentadora NR 17 – ergonomia, no que diz respeito à melhoria das condições de trabalho dos colaboradores do setor e como resultado a qualidade dos serviços realizados.

2 ERGONOMIA E O TRABALHO

2.1 A HISTORIA E OS CONCEITOS DA ERGONOMIA

O primeiro conceito de ergonomia foi utilizado pelo polonês Woitiejch Jastrzebowski no ano de 1857, durante o movimento industrialista europeu. Esse conceito determinava que a ergonomia fosse à ciência do trabalho e que atividade humana fosse entendida como esforço, relacionamento, dedicação e pensamento, visto que o termo ergonomia, citado em 1857, estava em desuso, mas foi resgatado pelo inglês Murrel em 1949, para agregar os conhecimentos (psicológicos e fisiológicos) adequados à elaboração dos meios de trabalho (WISNER, 1994).

Foi fundada uma comissão de saúde dos trabalhadores na indústria de munições, no ano de 1915, durante a 1ª Guerra Mundial, foi basicamente composta por psicólogos e fisiologistas. Esta comissão, em 1929, foi revisada e transformou-se no instituto de pesquisa sobre Saúde no trabalho, aprimorando o campo de trabalho, fazendo pesquisas sobre preocupações quanto o ambiente: iluminação, ventilação, posturas no trabalho, seleção, treinamento, carga manual e outras (SANTOS, 2000).

A palavra ergonomia foi aderida nos principais países europeus, a associação internacional de ergonomia IEA (International Ergonomics Association), foi fundada em 1959 em Oxford e em 1961 esta associação realizou seu primeiro congresso em Estocolmo, na Suécia. Em 1957 nos Estados Unidos foi criada a Human Factors Society, e até hoje o termo mais usado no país permanece sendo Human Factors & Ergonomics (Fatores Humanos e Ergonomia) ou apenas Human Factors. Apesar da Ergonomia ter sido adotada como sinônimo desde a década de 80, no Brasil começou na USP, nos anos 60 pelo Prof. Sergio Penna Khel, que incentivou a produzir a primeira tese brasileira em ergonomia, a ergonomia do manejo. (SANTOS, 2000).

Hoje em dia a ergonomia engloba grandes áreas de estudo aplicadas ao trabalho: prevenção da fadiga no trabalho; ergonomia em organizações do trabalho pesado; prevenção do erro humano, adequação ergonômica do posto de trabalho e biomecânica aplicada ao trabalho (MORAES, 2008).

O termo Ergonomia origina-se das palavras gregas Ergon (trabalho) e nomos (regras).

Segundo a Ergonomics Research Society (Sociedade de Pesquisa em Ergonomia), Inglaterra, 1949. Ergonomia “é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento”.

Conforme a Associação Internacional de Ergonomia (IEA), 1961. Ergonomia (ou human factors) “é uma disciplina cientifica que estuda interações dos homens com outros elementos do sistema, fazendo aplicações da teoria, princípios e métodos de projeto, com o objetivo de melhorar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema”.

Esta disciplina segundo Montmollin, 1990, poderia ser definida como uma “ciência do trabalho”.

2.2 SEGURANÇA DO TRABALHO – CONCEITOS

A definição de segurança do trabalho é o conjunto de métodos de prevenção que são adotados com a finalidade de minimizar os acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais e também proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador (FERNADES, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (361.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com