TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etica E é A Atitude Da Gestão

Artigos Científicos: A Etica E é A Atitude Da Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Ética na atitude de gestão

1) Quais são os pontos críticos de fracasso nessa organização?

Um dos pontos críticos de fracasso nessa organização foi a falta de reconhecimento profissional para com os diretores, pois todos estavam na expectativa de que o novo cargo de superintendente fosse preenchido internamente, mas como relatado, o presidente preferiu contratar um profissional externo, gerando total descontentamento entre os diretores, consequentemente, motivou até pedidos de demissões.

2) Você considera a delegação de autoridade um instrumento capaz de desenvolver a ética, a comunicação e o relacionamento?

A delegação de autoridade é um assunto recorrente, importante e desafiador que remete à discussão de temas variados como tipos de poder e autoridade, características pessoais de líderes e liderados, inter-relações sociais, poderes atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objetivos corporativos e conjuntos de competências desejadas e necessárias ao seu exercício. Exercer a autoridade pode ser suficiente em épocas de estabilidade, mas para um ambiente em constante transformação é preciso haver a liderança, pois ela é a força incentivadora e direcionadora que torna possível o desenvolvimento da ética, facilidade de comunicação e o bom relacionamento interpessoal.

3) Como as reuniões podem se tornar um processo ético?

Toda reunião pode gerar situações positivas quanto negativas, porém as instituições devem estar preparadas para as consequências subsequentes à ela. Porém se a empresa trabalha com um bom planejamento, com comunicação aberta, com profissionais de bom relacionamento interpessoal, com certeza os resultados independente de serem bons, com certeza serão recebidos de forma agradável, com ética profissional e respeito, evitando conflitos.

4) Como avaliar o potencial e o desempenho éticos de seu grupo?

Todo profissional sabe da sua capacidade, porém nem sempre estamos preparados como a instituição quer, portanto, cabe a nós mesmos sermos compreensivos, éticos, e aprender respeitar as decisões dos superiores, mesmo quando estas decisões não são bem recebidas pelo grupo, cada um tende a saber lidar com o conflito, mantendo o auto controle, disseminando a ética profissional.

5) Como dar início a um programa contínuo de ética e comunicação?

É certo ligar o sucesso ou fracasso de uma organização ao seu comportamento ético. Ser ético, hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. Com a velocidade com que se processam as transformações, há necessidade de valores internalizados para que haja alinhamento no momento das decisões, que exigem rapidez. Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis, como marca, imagem, prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade. Consequentemente, se há a necessidade hoje de toda empresa logo no início de sua formação, formalizar seus valores, missão e visão, liberdade de expressão é outro ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com