TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Graduação de Engenharia Civil

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.

Glaucia J. R. Demarco RA: T1500-J8

Turma: 10 EC0907

SÃO PAULO

1º semestre de 2020

FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.

Trabalho apresentado a Universidade Paulista como requisito da disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas 203V. Professor Coordenador: Marcus Reis.

SÃO PAULO

1º semestre de 2020

RESUMO

A Filosofia, a Matemática e a Física são ciências afins, pois estão interligadas, tanto nos quesitos exatos como evidenciar, testar e calcular, como nos quesitos humanos, como os pensamentos que buscam uma explicação e resolução para problemas e o reconhecimento para os diversos fenômenos naturais, desde os primórdios da civilização. Os primeiros matemáticos e físicos conhecidos datam do século 3 a.C. e as suas intenções eram a otimização e aperfeiçoamento de armas de guerra, meios de transporte e do trabalho braçal.

A Filosofia é o estudo que estuda problemas relacionados à existência, a Matemática estuda os números, suas constantes, variações, medidas, comprimentos, dentre outras e a Física estuda a natureza e seus fenômenos. Como praticamente são estudos que em certos pontos se entrelaçam, seus primeiros estudiosos abrangiam todos os aspectos como se fosse apenas um assunto.

Com o passar do tempo ou séculos, esses assuntos ficaram tão complexos que começaram a ser separados gradativamente e cada qual se tornou uma especialidade.

Para alguns casos, podemos estabelecer uma ordem: pensamos em um problema (Filosofia), tentamos achar um padrão para aquele problema e para solucioná-lo (Física), utilizamos números, fórmulas e equações para a resolução desse problema (Matemática).

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 BIOGRAFIA FRIEDRICH NIETZSCHE 6

2.1 Ideias, teorias e leis de Friedrich Nietzsche 8

3 BIOGRAFIA RENÉ DESCARTES 11

3.1 Ideias, teorias e leis de René Descartes 13

4 BIOGRAFIA DE ALBERT EINSTEIN 17

4.1 Ideias, teorias e Leis de Albert Einstein 22

4.1.2 Teoria Da Relatividade 23

4.1.3 A Relatividade Restrita 23

4.1.4 Relatividade Geral 24

4.1.5 Fissão Nuclear (E = m.c²) 25

5 IMPACTOS PRODUZIDOS 26

5.1 Impactos produzidos por Nietzsche 26

5.2 Impactos produzidos por René Descartes 27

5.3 Impactos produzidos por Albert Einstein 28

6 DISSERTAÇÃO 29

7 CONCLUSÃO 31

REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 32

ANEXO 34

1 INTRODUÇÃO

A Atividade Prática Supervisionada (APS) apresentada tem como objetivo ampliar os conhecimentos no tema proposto. A oportunidade de pesquisar sobre a vida e feitos de filósofos, matemáticos e físicos. Cito nessa atividade Friedrich Nietzsche, René Descartes e Albert Einstein.

A proposta é explanar sobre a vida, motivações, ideias, impactos e criações dos mesmos, mostrando como isso pode ter os influenciado em suas pesquisas e decisões durante muitos anos, sobre as teorias de cada um e a importância delas no nosso dia a dia, quais legados eles deixaram para milhares de pessoas no mundo todo.

2 BIOGRAFIA FRIEDRICH NIETZSCHE

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 1844 em Röcken, na Saxônia Prussiana, Alemanha. Seu pai viveu entre 1813-1849 e sua mãe 1826-1897, ambos descendiam de uma família de pastores. Aos cinco anos de idade, Nietzsche sofre com a perda do pai, sendo criado por sua família materna. Aos 14 anos, ganhou uma bolsa e passou a estudar no colégio de Pforta, baseada no estudo dos clássicos e na educação religiosa, onde ficou durante seis anos, até 1864. Neste mesmo ano, passou a estudar teologia e filosofia clássica, na Universidade de Bonn. Logo depois de abandonar a teologia, se dedicou ao estudo da filosofia, tendo como base o curso do filósofo F. W. Ritschl (BREARDSWORTH, 2009).

Ao ler “O mundo como vontade e representação” em 1865, Nietzsche se sente fascinado pela filosofia de Arthur Schopenhauer. Foi graças a essa obra de Schopenhauer que ele passou a se interessar cada vez mais pela filosofia, unindo sua formação de filósofo e um temperamento que marcará toda sua obra, a um interesse pela cultura grega. As obras criadas a partir desse interesse foram os textos sobre os poetas gregos Têognis de Mêgara e Homero, e logo após sobre os filósofos pré- socráticos como Demócrito e Diôgenes Laêrtios (BREARDSWORTH, 2009).

Esse trabalho de reflexão, de natureza e ao mesmo tempo filológica, cultural e filosófica, resultou no primeiro livro ilustre de Nietzsche, “O nascimento da tragédia no espírito da música”, publicado em 1872, um texto marcado pela influência da música de Richard Wagner (música que o atraiu de forma grandiosa em 1864) e da filosofia de Schopenhauer. Em 1869, aos 24 anos, pouco antes da publicação de seu livro, Nietzsche

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com