TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ferramenta Cumulative Flow Diagram

Por:   •  14/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

A ferramenta Cumulative Flow Diagram

O Cumulative Flow Diagram (CFD) ou Diagrama de Fluxo Cumulativo é uma ferramenta analítica, utilizada como indicador de fluxo, que permite acompanhar todo processo do trabalho e representá-lo graficamente, implementada junto com o método Kanban. Sua função é demonstrar informações sobre ciclo de trabalho, tempos e taxas, identificando instabilidades, atrasos, falhas e obstáculos do processo, sendo este último também conhecido como gargalo. Sendo possível entender todo processo, com uma visão qualitativa e quantitativa, e concentrar os esforços onde realmente é necessário.

Criado a partir de uma tabela e normalmente gerado no Excel, o CFD permite a correção dos problemas identificados com agilidade e eficiência, demonstrando os períodos do trabalho e as etapas destes processos. Seu uso é empregado na gestão e gerenciamento empresarial, onde se busca um processo estável e eficiente, para realização do trabalho e entrega dos produtos e serviços aos clientes, com custo reduzido e máxima qualidade. É importante saber que um processo é estável quando o gráfico ou diagrama possui crescimento linear e paralelo.

Conhecendo o uso e funções do CFD, pode-se citar o estudo da Teoria das Filas, onde há o acompanhamento da sequência de tempos de espera, por serviços pelos clientes, para otimização do sistema de fila de espera. Neste caso, o CFD pode ser implementado para gerenciamento das filas, reduzindo o tempo de espera e se tornando viável, caso este ainda não esteja atendendo com a performance esperada.

As principais métricas para análise do fluxo no CFD são work in progress (WIP) - número de tarefas de um time/equipe possui; cycle time - tempo necessário para conclusão da tarefa, ou seja, tempo gasto na execução da tarefa e tempo de espera; lead time (LT) - tempo total para o ciclo da produção de um produto, desde o pedido do cliente até a entrega do produto e throughput (TP) - quantidade de entregas que um time/equipe consegue efetuar em um determinado período de tempo.

Ao exemplificar o uso do CFD no dia a dia, posso demonstrar a minha rotina de trabalho, pois ela possui, essencialmente, a utilização da ferramenta através da aplicação Jira. Por ela são extraídas informações sobre toda duração de ciclos dos serviços executados pela equipe que integro e, a partir disso, são gerados os gráficos de indicadores para acompanhamento das entregas aos clientes. Os serviços são cadastrados na aplicação com dados dos solicitantes, tipos de serviços, data e hora da solicitação pelo cliente e previsão de entrega. Cadastrada a solicitação, vai para o status de “aberto”, quando é iniciada a execução, o executor muda para o status “em andamento”, quando este foi executado, vai para o status “aguardando verificação” e quando o verificador verifica, muda para o status “em verificação”. Finalizada a verificação, o status informado é o de “pendente”, na penúltima etapa do processo, o executor inicial retorna o serviço para o status de “andamento” para preparação e envio ao cliente e ao final do processo, o executor muda o status para “finalizado”. Nas etapas citadas, pode-se concluir que o processo contém todas as métricas necessárias para análise do fluxo mensal de trabalhos, buscando o atendimento no menor tempo e máxima qualidade possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com