TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.598 Palavras (23 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

    ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

     “Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”

Manaus

2017


CURSO DE ENGENHARIA CICLO BASICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”

Trabalho dissertativo de curso apresentado a Universidade Paulista como exigência parcial para aprovação no 1º semestre do Curso de Engenharia de Ciclo básico.

Orientador:        Prof.        Williams

Manaus

2017


CURSO DE ENGENHARIA CICLO BASICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“Filosofia, Matemática, Física e o Pensamento Científico”

Trabalho dissertativo de curso apresentado a Universidade Paulista como exigência parcial para aprovação no 1º semestre do Curso de Engenharia de Ciclo básico.

Orientador:        Prof.        Williams

Aprovado em __/__/__

COMPONENTES DO GRUPO

D3090A-2 – Carlos David Torres Jr.

D35583-0 – Cesar Medins da Silva

N17932-5 – Edipo Tobias de Assis

D417HD-9 – Luan Sousa Santos

D332HH-6 – Mateus de Souza Lima

N1769F-1 – Rafael Guilherme de S. Bitar

N1410D-1 – Wilker Haikinnen M. Costa


“É preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os adultos.”

(Pitágoras)


RESUMO

O presente trabalho tem como predominante proposta à exposição sistêmica das principais ideias, teorias e/ou leis elaboradas por três personagens de grande relevância no âmbito acadêmico: o filósofo grego Aristóteles, o matemático grego Pitágoras e o físico grego Arquimedes. Cada um destes aqui mencionado inovou o pensamento científico e filosófico de sua época através de seus exímios trabalhos, deixando que seus legados mantenham vivas as suas memórias e, que neste, será apresentado mediante a mostra de suas biografias, importantes feitos, impactos produzidos na sociedade por suas proposta e dissertação sobre os efeitos deste trabalho na formação de seus realizadores, bem como uma discussão sobre a interdisciplinaridade aqui envolvida.

Palavras chaves: Aristóteles, Pitágoras, Arquimedes.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

1 BIOGRAFIA        8

1.1 BIOGRAFIA: PITÁGORAS        8

1.2 BIOGRAFIA: ARISTÓTELES        9

1.3 BIOGRAFIA: ARQUIMENDES        11

2 EXPOSIÇÃO DAS IDEIAS, TEORIAS E LEIS        12

2.1 “TUDO É UM NUMERO”: PRINCIPAIS OBRAS DE PITÁGORAS.        12

2.2 “ESOTÉRICAS E ACROMÁTICAS”: PRINCIPAIS OBRAS DE ARISTÓTELES        13

2.3 “EUREKA!”: PRINCIPAIS OBRAS DE ARQUIMEDES        14

3 ANALISE DA FUNÇÃO        16

4 IMPACTOS PRODUZIDOS        19

4.1 IMPACTOS PRODUZIDOS PELAS TEORIAS PITAGÓRICAS        19

4.2 IMPACTOS PRODUZIDOS PELAS TEORIAS ARISTOTÉLICAS        20

4.3 IMPACTOS PRODUZIDOS PELAS TEORIAS DE ARQUIMEDES        21

DISSERTAÇÃO        23

REFERÊNCIA        26

INTRODUÇÃO

O conhecimento, desde os primórdios da humanidade, sempre foi objeto de desejo a ser alcançado pelos homens. Tal dádiva, na antiguidade grega creditada há misericórdia dos deuses do Monte Olimpo que, vivendo a uma distancia de aproximadamente 3.000 metros, se importavam com os problemas terrenos, foi assim diretamente associada sua origem a religião e ao misticismo.

Entretanto, independentemente da ligação vinculada ao berço da sabedoria, muitas civilizações se dedicaram a explorar arduamente o que vinha a ser o novo e desconhecido para sociedade de sua época, deixando legados extraordinários que atravessam o véu tempo e se eternizaram por sua pertinência.

Dentre tais sociedades, destaca-se a arcaica comunidade grega onde surgiram os primeiros intelectuais relevantes da história da humanidade, como por exemplo, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Arquimedes e muitos outros. A ela também se confia o título de criação da “primeira universidade do mundo”, batizada de pitagórica em homenagem ao seu fundador, o notável filosofo e matemático Pitágoras.

A partir da filosofia, ao qual se pode considerar como a primeira ciência criada pelo homem, desenvolveu-se várias áreas expressivas do conhecimento humano. Esta verdadeira relação de amor à sabedoria foi o ponta pé inicial para a criação de fundamentos teóricos e experimentais que hoje norteiam a base construtora da civilização moderna do século XXI, onde fora instigado ali a criação da física e matemática, principais responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico e industrial de nossa geração.

1 BIOGRAFIA

1.1 BIOGRAFIA: PITÁGORAS

Pitágoras (580-497 a.C.) nasceu na ilha de Samos, no mar Egeu, Grécia. Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, temos dados e informações importantes sobre sua vida. Diz-se que o nome Pitágoras significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois sua mãe ao consultar a pitonisa (sacerdotisa amplamente renomada do templo de Apolo, em Delfos, que profetizava oráculos) soube que ele seria um ser excepcional. Desde jovem impressionava os mestres das melhores escolas de Samos. Aos 16 anos foi enviado para Mileto, para estudar com Tales, o maior sábio da época. Logo, Tales reconheceu que nada mais tinha que ensinar ao jovem e passou ele, o mestre, a estudar as descobertas geométricas e matemáticas do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (391.6 Kb)   docx (193.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com