TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física Experimental I: Relatório do Trabalho Prático I

Por:   •  4/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

                       

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Gustavo Augusto Faria dos Reis

Belo Horizonte,2017

Gustavo Augusto Faria dos Reis

Física Experimental I: Relatório do Trabalho Prático I

 

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para a obtenção de aprovação na disciplina de Física experimental I, no curso de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, na universidade PUC MINAS.

Prof. Euzimar Marcelo Leite

Belo Horizonte,2017

Resumo

     A física é um ramo da ciência que estuda os fenômenos naturais. A partir da observação de tais fenômenos é possível identificar um padrão de repetição que possibilita inferir, bem como sustentar teorias e leis. Essas leis e teorias devem ter boa fundamentação, assim como métodos e procedimentos rigorosos para que tenham valia e sejam reproduzidas.

     Os procedimentos são alicerçados pelas medidas provenientes das observações. O rigor com que as medidas são tratadas leva a valores incertos. Isso deve-se ao fato de se utilizar de métodos estatísticos para a coleta de dados. Tais métodos utilizam a ferramenta da repetição para obter uma probabilidade do valor esperado.

      A repetição leva à variação. Pois é impossível observar eventos aleatórios infinitas vezes e esperar que tenham o mesmo resultado sempre.

Palavras – chave: Fenômenos. Observação. Mediação. Variação

SAMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO5
  2. DESENVOLVIMENTO5

     2.1 OBJETIVO GERAL5

     2.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS5

     2.3 RESULTADOS7

     3 CONCLUSÃO10


  1. INTRODUÇÃO

   Vários são os procedimentos utilizados para mensurar grandezas físicas. Um deles será utilizado neste experimento. Através da observação da queda de um objeto maciço, onde a será desconsiderado a resistência que o ar impõe sobre o item, bem como será considerado o movimento MRUV, analisaremos a aceleração da gravidade no local levando em consideração a inconstância que tal sofrerá devido às variações no processo de aferição dos dados.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. OBJETIVO GERAL: determinar o tempo de queda de uma esfera com sua respectiva incerteza e avaliar a precisão e a acuaria do resultado.

Material utilizado: esfera, cronômetro e régua.

2.2. PROCEDIMENTOS:

2.2.1. Abandone a esfera de uma altura h e meça o tempo t de queda. Como o resultado depende muito do reflexo do operador, é aconselhável repetir o experimento 20 vezes. Anote os resultados na tabela.

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

  (s)

 

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

  (s)

Tabela 1: Tempo de queda de uma esfera medido 20 vezes.

2.2.3. Determine o valor mais provável para o tempo de queda através de uma média aritmética.

2.2.4. A incerteza Δt da medição é identificada com o desvio padrão definido como

[pic 1]

Em que tmed é o tempo médio, n é o número de medidas e ti é a medida de ordem i. Calcule o desvio médio, e expresse o resultado em (s).

      A resposta desta questão pode ser obtida utilizando a expressão matemática que relaciona a posição de um corpo em movimento uniformemente acelerado e o tempo,

                                                             [pic 2]

      Uma vez que temos h e t podemos determinar a aceleração da gravidade g e o quanto se desvia do valor verdadeiro ou convencional (9,81m/s2) e, assim, verificar qual grupo realizou as medidas que fornecem um valor do tempo de queda - consequentemente g - de forma mais acurada.

Calcule o valor de g e o desvio percentual com relação ao valor esperado, definido como:

                                                                    [pic 3]

2.2.5. O resultado com maior precisão é, necessariamente, o mais acurado?

Observação: Quando o número de medidas for muito grande (n>100), a incerteza do resultado será determinada pelo desvio padrão da média. Segundo a teoria matemática dos erros, que consiste exatamente em associar a uma certa medida não o erro que se comete, mas um intervalo de valores dentro do qual o valor verdadeiro tem uma determinada probabilidade de estar, a incerteza padrão da medição é identificada com o desvio padrão da média, através da relação:

                                                  .[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (559.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com