TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE

Por:   •  14/2/2017  •  Artigo  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 13

EIXO TEMÁTICO – 01 – GESTÃO AMBIENTAL

BENEFICIOS E DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DA NBR ISO 9001 E NBR ISO 14001 DE UMA EMPRESA DO RAMO DE ENGENHARIA NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ/RN

Anny Gabrielly da Silva Paiva, Monique Gabriella Pinto Fernandes, Isabel Samara Brito                                                              Juliana Aquino da Silva, Pollyanna Freire Montenegro Agra, Yanne Fernandes Maia   

UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

                                                                                               

 

RESUMO

Cada vez mais tem sido adotadas as ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade e a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental por empresas, como forma de melhorar seu sistema de gestão e de se destacar no mercado. A adoção das mesmas trás para as empresas muitos benefícios, que irão influenciar na sua produtividade e reconhecimento diante do mercado. Desta forma, foi analisada a opinião da administração de uma empresa de engenharia da cidade de Mossoró-RN, quanto aos benefícios e dificuldades com a implantação de tais normas, através de aplicação de questionários. Com as informações obtidas pode-se constatar que os benefícios são inúmeros e suficientes para superar as dificuldades encontradas no processo de implantação.

Palavras-chave: Empresa; Mercado; Gestão; Normas.

  1. INTRODUÇÃO

Com a concorrência no mercado de trabalho atual, surge a necessidade de procurar meios eficazes de competitividade. Desta forma, as empresas não podem mais estar focadas apenas em produzir. É necessário também preocupar-se com a questão da gestão da qualidade e gestão ambiental, aplicando os critérios adotados por elas aos seus processos produtivos.  A prática efetiva do Sistema de Gestão Ambiental e do Sistema de Gestão da Qualidade trás grandes benefícios, como satisfação dos clientes, aumento da produtividade, demonstração de comprometimento com o meio ambiente, etc. Todos esses benefícios irão influenciar positivamente na competitividade de mercado.

Para tentar minimizar os impactos à natureza, as empresas seguem uma série de diretrizes para atender a ISO 14001 e garantir seu certificado de empresa sustentável. A adoção dos padrões da ISO 9001 ao Sistema de Gestão da Qualidade busca aprimorar os processos e produtos, aumentando, continuamente, a satisfação dos clientes.

O presente trabalho pretende avaliar a percepção dos gestores de uma empresa do segmento de engenharia, construções e montagens industriais, com ênfase na industria de petróleo e gás, na cidade de Mossoró/RN, quanto aos benefícios e dificuldades na implantação das ISO 9001 e ISO 14001.

  1. OBJETIVOS

Identificar as opiniões dos gestores de uma empresa de fabricação, montagem e manutenção industrial de tubulações metálicas, quanto à importância dos certificados de conformidades com as normas ISO 9001 e ISO 1400, perante a competitividade do mercado local.

Analisar quais as principais vantagens, melhorias e benefícios com a implantação das normas citadas, e quais as dificuldades na implantação destas.

Verificar se há a utilização de alguma ferramenta da qualidade pela empresa.

  1. METODOLOGIA

O tipo de metodologia utilizada foi uma pesquisa de levantamento baseada em questionários, que foram respondidos pelo responsável pela organização da gestão da empresa, durante uma entrevista que foi feita em uma visita à sede da empresa para levantamento de dados e informações, sendo que todos os questionamentos foram respondidos e esclarecidos.

 Foi garantido à empresa a total preservação quanto ao seu nome e informações privadas.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental

Um sistema de gestão de qualidade, como descrito na norma ISO 9001 em vigor, ajuda uma organização a implementar processos otimizados e a melhorar a eficiência operacional. Segundo a ABNT a ISO 9001 tem por missão promover o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas no mundo com vistas a facilitar o comércio internacional de bens e serviços e o desenvolvimento da cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e atividades econômicas (KVASNICKI,2003).

Respeitar o direito ambiental, controlar os riscos para a área, controlar os custos dos dejetos, se diferenciar em relação à concorrência, valorizar a imagem da empresa, são alguns dos principais objetivos de um sistema de gestão ambiental dentro da empresa.

Os benefícios são inúmeros para quem decide implantar o SGA dentro da empresa. Entre eles estão:

  1. Para as empresas:
  • Prevenção da poluição;
  • Assegurar o cumprimento da legislação;
  • Obter o reconhecimento do público e dos clientes para o esforço de preservação ambiental;
  • Reduzir o desperdício do uso de recursos naturais;
  • Redução de riscos referentes a acidentes ambientais;

  1. Para os clientes:
  • Confiança no produto fornecido pela empresa;
  • Confiança de que a empresa dá prioridade aos aspectos ambientais;
  • Menor risco de acidentes ambientais;
  • Maiores informações sobre a empresa quanto a aspectos ambientais;

Para que a implantação da ISO 14001 seja realizada, é preciso que haja comprometimento de todos os envolvidos na empresa, desde o funcionário de nível mais baixo até o gerente. Não há dúvidas de que a conscientização do público com os aspectos ambientais faz com que as organizações que levam a ISO em conta tenham uma vantagem competitiva em relação às demais. A ISO 14001 permite que a empresa demonstre o quanto ela está preocupada com o meio ambiente. Além disso, a norma permite uma economia para as empresas, através da redução no desperdício e do uso de recursos naturais.

ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade

ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança. Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade. (GUIMARÃES; CABRAL, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com