TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  19/3/2019  •  Monografia  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE NOVA ATENEU / IPEMIG

SARA MARIA ANDREATTA

A SAÚDE DO TRABALHADOR EM UM AMBIENTE COM AR CONDICIONADO

        

BELO HORIZONTE - MG

2018

SARA MARIA ANDREATTA

A SAÚDE DO TRABALHADOR EM UM AMBIENTE COM AR CONDICIONADO

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado a Faculdade Nova Ateneu/IPEMIG como pré-requisito para obtenção do título de especialista em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho.

BELO HORIZONTE - MG

2018

RESUMO

Neste estudo foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o sistema de ar condicionado utilizados preferencialmente em escritórios, considerando os dois tipos mais utilizados: janela e minisplit. Também realizado um estudo do consumo de energia elétrica e as demandas relacionadas ao meio ambiente, considerando o consumo elevado pelos aparelhos de ar condicionado que em alguns casos pode chegar a 50%, e o programa de eficiência energética que pode ser uma excelente alternativa ao meio ambiente. Em seguida, foi apresentado um estudo da saúde dos trabalhadores em ambientes climatizados. O principal objetivo deste estudo é chamar atenção para a manutenção dos condicionadores do ar, tal cuidado reflete nos gastos de energia elétrica e saúde dos trabalhadores nestes ambientes.

Palavras-Chave: ar condicionado, energia e meio ambiente, segurança no trabalho.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................5

2 SISTEMA DE AR CONDICIONADO........................................................................5

2.1 PRINCIPAIS TIPOS DE AR CONDICIONADO UTILIZADOS.........................5

2.1.1 APARELHO DE AR CONDICIONADO DE JANELA...........................................6

2.1.2 APARELHO DE AR CONDICIONADO MINISPLIT.............................................6

2.2 CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA.................................................................6

2.2.1 ENERGIA E MEIO AMBIENTE.............................................................................7

2.2.2 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO BRASIL.............................................................7

2.2.3 CONSUMO DE ENERGIA PELO AR CONDICIONADO.....................................8

2.3 SEGURANÇA DO TRABALHADOR NO AMBIENTE CLIMATIZADO.........8

2.4 MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO................................9

2.4.1 MEDIDAS IMEDIATAS SEM NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS..............9

2.4.2 MEDIDAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO DE INVESTIMENTOS......................9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................10

REFERÊNCIAS............................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

        O presente estudo relata uma breve exposição sobre o Sistema de Ar Condicionado, exemplificando os tipos mais utilizados com suas principais características, considerando sua necessidade cada vez mais crescente no Brasil. O grande desafio é usufruir do condicionamento do ar sem sobrecarregar o consumo de energia elétrica, pois devemos considerar que quando falamos em consumo de energia pode chegar a 50% do consumo total.

        Esta revisão bibliográfica exibe uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de São Paulo sobre os problemas provocados na saúde dos trabalhadores quando expostos a um ambiente climatizado, e quais são os principais sintomas sentidos por tais. Também são apresentadas algumas recomendações para uma boa manutenção dos equipamentos, além da melhora do ambiente para os trabalhadores. Esta pesquisa é exploratória de natureza qualitativa, sendo qualificado como uma pesquisa bibliográfica.

2 SISTEMA DE AR CONDICIONADO

O ar condicionado não pode ser considerado um artigo de luxo, mas de grande necessidade em residências, comércios e indústrias em todo o Brasil. Como possuem capacidade híbrida quente e frio são utilizados nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil para aquecimento no inverno e resfriamento no verão, atendendo com eficácia tais necessidades. Nas outras regiões do Brasil o ar condicionado tem como função o resfriamento dos ambientes.

Segundo dados do SEBRAE/RJ (2006), este equipamento pode representar um consumo de energia mensal de até 50%., alguns fatores podem acarretar o consumo excessivo de energia como o mau dimensionamento, falhas na instalação, e manutenção preventiva do equipamento, entre outros.

2.1 PRINCIPAIS TIPOS DE AR CONDICIONADO UTILIZADOS

Existem variados tipos de ar condicionado como de janela, minisplit, (tipo piso-teto, tipo parede, tipo cassete), splitão, self contained (condensador a ar incorporado, condensador a ar remoto, condensador a água), resfriador de água (chiller), roof top, VRV (sistema com volume de refrigeração variável), torre de resfriamento de água.

Os mais utilizados em escritórios por exemplo são os tipos janela e os mini split.

2.1.1 APARELHO DE AR CONDICIONADO DE JANELA

É o primeiro tipo de ar condicionado residencial e comercial utilizado, em um único gabinete ele compõem todo o ciclo de refrigeração. A instalação esta condicionada ao fato de possuir um ambiente externo ventilado para possibilitar a condensação, além disso conta com nível de filtragem inferior, alto nível de ruído e design pouco elegante.

Mas possui vantagens como fácil instalação e manutenção, além de uma grande vida útil.

2.1.2 APARELHO DE AR CONDICIONADO MINISPLIT

Atualmente é o tipo de ar condicionado mais utilizado, no Brasil representa cerca de 82% das vendas, o minisplit é dividido em três tipos: piso-teto, hi-wall e cassete. Dentro do ambiente a ser condicionado instala-se a unidade evaporadora e no lado externo é instalada a unidade condensadora. As linhas de sucção e de líquidos podem chegar a distâncias de 15 metros o que permite maiores possibilidades de instalações do equipamento, evitando elevados ruídos causados pelos motores, ventilador do condensador e compressor. (ALFREDO, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com