TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

A GESTÃO DA SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Cristina Hoinats Moreno

Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville

Engenharia Civil –Disciplina Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional

A gestão de saúde, segurança e qualidade de vida tem se mostrado cada vez mais necessária e de grande relevância na implementação de grandes empresas atualmente. As corporações na busca de uma organização saudável e competitiva no mercado, observaram a necessidade de alcançar a qualidade de vida e a segurança dos colaboradores para obterem seus objetivos.

No determinado momento, em que a empresa tem consciência que os colaboradores são partes fundamentais da sua organização, se faz necessário elaborar um ambiente agradável ao trabalhador para desempenhar suas funções com êxito. Se estabelece a necessidade de investir e empregar ações preventivas, programas de QVT (Qualidade de vida no trabalho) que priorizem a qualidade de vida e segurança do trabalhador, proporcionando-lhe saúde e bem-estar.

Os principais fatores que causam desgaste emocional aos colaboradores são as condições do trabalho, no qual o mesmo exerce suas funções. As principais origens do desgaste emocional dos funcionários consistem em: excesso de tarefas; falta de controle; falta de gratificação; desunião e subversão de valores. O desgaste emocional e os seus efeitos atingem tanto o sujeito e as pessoas ao seu redor, quanto indiretamente às companhias, causando aumento do estresse e as vezes também problemas em suas vidas pessoais, dificultam sua capacitação em resolver desafios, reduzindo o resultado e produção no trabalho.

De fato, é necessário considerar que o indivíduo é constituído por sentimentos, expectativas, pretensões, procura seu desenvolvimento e aperfeiçoamento dentro daquilo que desenvolve e realiza. Considerar que o homem trabalha apenas para a aquisição do salário é uma ação errada, o trabalhador possui sentimentos, quando não é visto pela empresa como um sujeito em busca de realização pessoal, a empresa restringe informações e não aceita sua participação na organização, por muitas vezes o funcionário se frustra com a empresa que lhe cobra a tarefa e não consideram o funcionário como parte da empresa.

No intuito de melhorar a QVT, segurança e saúde dos seus colaboradores, as organizações atuam com ações no controle e atenuação dos riscos pertinentes a execução do seu trabalho, garantindo a integridade física e mental, integrando a cooperação e difusão do conhecimento e desenvolvimento profissional dos funcionários, proporcionando o desenvolvimento do ser humano, considerando suas vastas e distintas necessidades.

Existem inúmeras ações e programas implantados por grandes empresas que obtiveram resultados positivos e são considerados referência de modelos a serem seguidos: exercícios físicos, treinamento, avaliação de desempenho, higiene, segurança no trabalho, estudo de cargos e salários, controle de álcool e drogas, preparação para aposentadoria, orientações nutricionais, terapias alternativas, conforme as necessidades da empresa.

De acordo com as ações tomadas na implementação da QVT, as empresas podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com