TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geotecnologias a utilização dos Sistemas Informações Geográficas

Por:   •  5/11/2017  •  Seminário  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No campo das Geotecnologias a utilização dos Sistemas Informações Geográficas (SIG) ampliou o leque de ferramentas para compreensão e análise do mundo em nossa volta. Uma das características marcantes que diferenciam os SIG dos SI convencionais é a capacidade de realizar análise espacial.

Estas funções com base nos atributos espaciais e não espaciais da base de dados, procuram gerar simulações sobre os fenômenos do mundo real. Assim, a análise espacial permite compreensão da distribuição dos dados advindos de fenômenos ocorridos em certa região geográfica, o que é de grande utilidade para a solução de importantes questões nas mais diversas áreas.

     As funções de medida têm aplicações no cálculo dos parâmetros mensuráveis dos objetos espaciais, o que faz com esta operação de análise espacial seja de grande importância em um SIG. Dentre as principais funções de medida podem ser citadas as medidas de comprimento, área e volume.

      As funções de sobreposição também são conhecidas como operações de overlay, sendo uma das técnicas mais utilizadas para análise espacial. Nestas operações são utilizados, por exemplo, operadores lógicos e aritméticos. Em termos simples o uso de overlay consiste no cruzamento de diversas camadas de informação.

      Em um SIG as funções de reclassificação se baseiam em atributos temáticos ou nas propriedades topológicas dos objetos em um determinado plano de informação temático para simplificar ou generalizar uma informação, de acordo com as necessidades do usuário.

       Funções de vizinhança designam valores para uma localização de acordo com as características de uma área vizinha. Incluem portanto os procedimentos de interpolação espacial, ou seja, valores desconhecidos de variáveis concretas são estimados  com base em valores conhecidos em localizações vizinhas, por isso a denominação deste tipo de operação espacial.

Objetivos

           Pretende-se construir uma unidade piloto de uma usina de biocombustível a partir de microalgas. Uma prefeitura ofereceu facilidades para que a usina fosse montada no município, mas impôs condições para a escolha da área que deve estar:

- A mais de 700m dos rios Turvo Limpo e Turvo Sujo.

 - A no mínimo 1500m do ribeirão São Bartolomeu.

          A área final selecionada deve estar em regiões com declividade menor que 5º, distar no máximo 350m das vias, estar fora da área urbana, porém a no máximo 4km dela, apresentar áreas de no mínimo 3,5ha e menor que 3,7ha. Informar a área e o perímetro encontrados.

Metodologia

        Camada vetorial-adicionar imagens-verificar o que  foi pedido no exercício-ir em tabela de atributos – A mais de 700m dos rios Turvo Limpo e Turvo Sujo - A no mínimo 1500m do ribeirão São Bartolomeu - regiões com declividade menor que 5º - distar no máximo 350m das vias - Estar fora da área urbana, porém a no máximo 4km dela - apresentar áreas de no mínimo 3,5ha e menor que 3,7ha - Informar a área e o perímetro encontrados.

Resultados

Conclusão

       O SIG mostrou-se eficiente ferramenta ,que possibilita a criação de mapas que auxiliam em diversos trabalhos, projetos de acordo com necessidade de cada . Além disso, o SIG pode funcionar como uma base de dados com informação geográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com