TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte - A arte é um sistema cultural e se utiliza das construções simbólicas

Por:   •  6/2/2018  •  Artigo  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

MAPA CONCEITUAL - EDUCAÇÃO

[pic 1]

Arte - a arte é um sistema cultural e se utiliza das construções simbólicas realizadas pelos grupos na dinâmica das relações sociais. É importante que tenhamos em mente que os processos de aprendizagem são dinâmicos e que os produtos culturais borram fronteiras das áreas de conhecimento, das instâncias culturais, das temporalidades e se revelam como objetos complexos.

Cultura - procura enfatizar a ideia de que arte é produção social, histórica e processual. É a partir dessa concepção que os outros conceitos se situam. Desse modo, deve-se compreender que a arte se modifica, pois as relações sociais mudam em função dos processos históricos.

Ensino da arte - O ensino da Arte visa desenvolver nos estudantes competências como dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentações e, também, elaborar propostas.

Essas competências visam mobilizar no sujeito modos de interação em relação ao objeto de estudo. Dessa maneira, a competência que exige o domínio de linguagens é pressuposto básico para o ensino de Arte, auxiliando o sujeito a conhecer, compreender e criar. O domínio de linguagens também pressupõe o domínio dos códigos que as constituem para que os alunos possa saber sobre seus elementos característicos. O domínio dos códigos requer do aluno a articulação dos conhecimentos apropriando-se dos elementos formais e simbólicos para criar seus próprios textos.

O conhecimento em arte pressupõe a ampliação de repertórios, possibilitando ao aluno um extravasamento de fronteiras culturais. Assim, o aluno pode mobilizar os saberes reconstruindo, reinterpretando e interferindo nos modos de pensar ou criando o seu próprio.

Sistema cultural - Argumenta que as produções estão diretamente ligadas às culturas nas quais se inserem. Assim, as linguagens da arte e os sentimentos que as criações despertam estão intrinsecamente ligados. Assim, as produções artísticas refletem os saberes, os procedimentos e valores das culturas.

Quando o apreciador de arte entra em contato com a criação produção artística, observa-a e procura compreendê-la, analisá-la, percebê-la, interpretá-la, enfim, recorre a um repertório conhecido para atribuir sentido a ela. 

Processo cultural - Interpretar a arte como processo cultural, de relacioná-la com cultura, bem como de reconhecê-la como forma de representação de identidade e um modo de pertencimento. 

Contexto cultural - Desse modo, se pensarmos que os objetos da arte são contextuais, isto é, variam de acordo com os grupos que o produzem, valorizaremos mais as relações que se estabelecem por causa das produções e menos os objetos em si. Aceitaremos que a produção de um grupo de Congado é tão importante quanto uma sinfonia de Beethoven.

Propostas pedagógicas -  Com as propostas pedagógicas desenvolvidas pelo  interacionismo, trazidas para o Brasil nas pesquisas de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (Construtivismo), a necessidade de interferir nos processos de aprendizagem foi amplamente problematizada. Com isso, vimos que, aos poucos, também o ensino de Arte se modificou. Assim, a Arte foi fortemente defendida como área do conhecimento, linguagem expressiva e com conteúdos próprios passíveis de serem ensinados e aprendidos.

Escola - pessoas de diferentes etnias, de diversos falares, de diferentes culturas estão em um mesmo espaço social, construindo relações de saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com