TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Curso: engenharia civil

Professor:

Nome do aluno:        

Data:  24/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Prezado aluno:

Estamos desenvolvendo um Projeto Inovador em nossa Universidade, com embrião no Campus Unisul Virtual. Trata-se de um projeto de concepção, estudos, pesquisas, práticas educacionais e de extensão, ligados à área de educação ambiental. Informamos que este será um projeto transversal, envolvendo e interagindo com alunos, professores, comunidade acadêmica e sociedade, permeando todos os cursos e, possivelmente, todas as Disciplinas, Certificações e Unidades de Aprendizagem constantes no portfólio da Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. Este projeto denomina-se “Observatório de Educação Ambiental” e estará disponível em uma Comunidade  Virtual, em espaço próprio no EVA, com o título “Observatório de Educação Ambiental”, anexo ao Portal da Unisul e EVA.

Você irá participar do Projeto por meio desta disciplina, quando se pretende realizar uma investigação e diagnóstico de casos relacionados com ações antrópicas sobre o ambiente, estarão presentes fatos reais e registro desses fatos, além de intervenções comprovadas. Sua ação será de relatar os acontecimentos, com fontes comprovando o caso, apontar o que for solicitado na AD e propor intervenções a partir da sua percepção da realidade demonstrada e de ações desencadeadas em relação ao fato, enquanto acadêmico do Curso e desta Unidade de Aprendizagem.

Seu trabalho será avaliado e poderá integrar o grupo de trabalhos submetidos e publicados no Observatório de Educação Ambiental, que está em fase final de projeto e concepção.

Ao estudar a Unidade de Aprendizagem Gestão ambiental e Desenvolvimento Sustentável, você pode compreender que os ecossistemas alteram suas composições em resposta às mudanças das condições ambientais, ou seja, qualquer ação aplicada a determinado meio acaba repercutindo em todas as estruturas e espécies que nele vivem, afetando a qualidade ambiental. Com isso em vista, realize as seguintes atividades:

  1. Pesquise algum caso de gestão ambiental no Setor Secundário da Economia, que tenha sido organizado ou evidenciado em alguma organização que atua na área comercial, ou presente em Artigo publicado em uma revista eletrônica ou impressa, que aborde questões relativa à sustentabilidade no meio. Em seguida apresente, por meio de um texto de no mínimo 15 linhas, a situação/forma como foi tratada a referida questão, com destaque para o foco ambiental do caso. (3,0 pontos)

Resposta: A industria automobilística, montadores de automóveis, é um dos pilares do Setor Secundário da Economia, responsável por uma das atividades mais importantes que existe, porém enfrenta a questão de se desenvolver com inovações tecnológicas mas ao mesmo tempo protegendo o meio ambiente e causar um menor impacto ambiental na natureza. Atualmente as fabricas e indústrias deste setor, se projetam e mantém políticas com o fator ambiental pensado em primeiro lugar. Pode-se dizer mesmo que as questões ambientais constituem um ponto cada vez mais estratégico no planejamento dessa indústria. Um exemplo é a fabrica Airton Senna, da montadora Renault, localizada em São José dos Pinhais (PR), onde sua política segue 3 princípios básicos: Reduzir rejeitos na fonte; Diminuir o volume total de rejeitos no processo; Eliminar a poluição tratando o que for necessário no fim do ciclo produtivo. Logo, com as empresas cada vez mais se “preocupando” com esse sentido de desenvolvimento sustentável, aliados com uma gestão ambiental, o carro cada vez mais busca um menor impacto ambiental.

2) Apresente o texto do artigo ou relatório da empresa de onde você colheu as informações que apresentou na questão 1. Indique o link da Internet onde buscou o Artigo ou Relato, e referencie no formato da ABNT sua fonte. (3,0 pontos)

Resposta: Vasconcellos de Medina, Heloisa. GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA: O CASO DA RECICLAGEM DE MATERIAIS, Rio de Janeiro, Maio de 2002. Disponível em http://www.cetem.gov.br/publicacao/CTs/CT2002-014-00.pdf. Acesso em 24 abril 2015, 17:35.

  1. Elabore um roteiro comparativo de no mínimo 15 linhas, comentando de forma crítica, construtiva, o teor do artigo ou relatório, avaliando sob o prisma de gestão ambiental quais ações ou procedimentos que você recomendaria para o caso descrito. Não se esqueça de justificar suas proposições e argumentações, tendo como base os conceitos estudados no material didático.  (3,0 pontos)

Resposta: A respeito da industria da Renault, escolhida na questão 1, eles já possuem uma política forte voltada a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento de ações voltadas nesta área, garantindo uma produção ecologicamente responsável. A reciclagem dos materiais é um exemplo forte desta preocupação com a natureza, visto que numa fabrica de carros, gera muitos resíduos industriais, principalmente de metais. Nessa fabrica o isopor que “protege” as peças, vindas de inúmeras fabricas ao redor do mundo, é 100% reclicado, e vira proteção do teto da própria fabrica e de casas da região. Eu recomendaria uma alternativa de fonte de energia nova, por exemplo, como é consumida muita quantidade de energia, na forma de luz, eles instalarem pequenos aerogeradores (energia eólica), para o uso no interior da fabrica, isso reduziria o consumo da energia elétrica e consequentemente reduziria também os gastos com a compra da energia elétrica, sem contar com o beneficio que isso traria para o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (305.5 Kb)   docx (410.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com