TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 12

Costa – PhD

Fev. 2015

“ Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer”. (Tartakower 1887-1996).

“Estratégia é quando você está sem munição, mas continua atirando para que o inimigo não perceba.”

(General San Martin)

“Conhecer o outro e conhecer a si mesmo; em cem batalhas nenhum perigo. Não conhecer o outro e conhecer a si mesmo; uma vitória para uma perda. Não conhecer o outro e não conhecer a si mesmo, em cada batalha, derrota certa.”.

(Sun Tzu, A arte da guerra, IV a.C.)

“Quando o estrategista erra, o soldado morre.”

(Abraham Lincoln )

GUERRA EMPRESARIAL HISTÓRICA

GUERRA EMPRESARIAL DO SÉCULO XXI

QUAL O MELHOR CAMINHO?

9

ESTRATÉGIA

ONDE

ESTAMOS

ONDE

QUEREMOS

CHEGAR

ESTRATÉGIA

•Muralha da China, pirâmides do Egito, grandes templos religiosos, etc.

•Grandes hidrelétricas e usinas nucleares

•Grandes navios e submarinos

•Aviões e foguetes

•Viagens interplanetária (Lua, Marte, ...)

•Megacorporações

•WallMart: maior empresa do mundo em volume de negócios, faturamento e empregados. Receitas: US$ 476,290 bilhões. Funcionários: 2,2 milhões (Exame.com, 10/01/2013)

GRANDES ESTRATÉGIAS PERMITIRAM ...

Júlio César

Foi um dos homens mais influentes da Roma Antiga e o responsável não só por transformar a República Romana em Império, como fez com que fosse o Império mais importante e poderoso da Antiguidade.

Alexandre, O Grande

Príncipe da Macedônia. Considerado um dos maiores conquistadores do mundo antigo. Foi treinado desde cedo para ser um grande estrategista e para ser um verdadeiro mestre dos combates.

GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:

Napoleão Bonaparte Um dos maiores estrategistas da história, conhecia bem seus subordinados e os colocava nos cargos mais adequados aos seus perfis. Ele se tornou um grande líder por ter a habilidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos. Franklin Roosevelt Considerado um dos presidentes americanos mais importantes da história, governou durante quatro mandatos (entre 1933 e 1945) e foi o responsável por trazer esperança para seu povo depois da Grande Depressão e da Primeira Guerra Mundial. Ele conseguiu administrar as duas situações caóticas e possibilitou um futuro próspero para os americanos.

GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:

Abraham Lincoln

Considerado o maior presidente americano, até os dias de hoje. Perdeu todas as eleições que disputou dos 30 aos 59 anos, sendo eleito presidente dos EUA aos 60. Ele foi o responsável por abolir a escravidão, administrar os Estados Unidos durante a Guerra Civil e modernizar a economia do país.

Mahatma Gandhi

Influenciou mais de 350 milhões de pessoas em um revolução pacífica. Durante 20 anos, ele lutou em uma não-guerra sendo a voz do povo e mobilizando líderes de outros países. Conseguiu que a Índia se tornasse um país independente. Seus ideais de paz e de uma vida natural são exemplos para milhares de pessoas em todo mundo, até hoje.

GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:

O bárbaro mongol, viveu de 1162 a 1227 e construiu o maior império da História. Uniu China, Turquia, Turkestão, Irã, Iraque e parte de Rússia. O exército mongol funcionava com precisão e eficiência admirável. Organizava-se em dezenas, formados por dez homens que atuavam juntos em combate, saque ou obtenção de suprimentos. A cada dez dezenas havia um chefe. A cada cem um Kan. E cada mil era constituída uma “horda” que era dirigida por um general submisso ao "Grande Khan".

GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:

Gengis Khan (Temudjin)

Desde de crianças, todos os homens, aprendiam a montar e a utilizar as armas, em especial o arco. Todos os homens, excetuando-se os incapacitados, até 60 anos participavam da caça e das guerras. Dessa maneira, o exército mongol reunia literalmente a totalidade da população masculina adulta. Os mongóis combatiam sob um restrito código de disciplina. O abandono de um companheiro na batalha era castigado com a morte.

GRANDES ESTRATEGISTA DA HISTÓRIA:

Gengis Khan (Temudjin)

É a definição da visão global e do direcionamento da organização no intuito que os seus diferentes setores e departamentos trabalhem integrados para atingir objetivos específicos.

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Expressa como uma organização utiliza os seus pontos fortes, existentes e potenciais, para alcançar seus objetivos, levando em conta as mudanças do meio ambiente.

Significa a seleção e a implantação de um conjunto de propósitos para adaptar a empresa ao seu ambiente externo ou para modificar este ambiente, visando aumentar as suas possibilidades de sucesso (Coombs et al, 1992).

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

É a criação de uma posição singular e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades. (Porter, 1996). É posicionar a organização para obter vantagem competitiva sustentável, perante a concorrência. Implica fazer escolhas sobre que setor ou segmento participar, que produtos ou serviço oferecer e como alocar os recursos disponíveis. Além de buscar a satisfação e a criação de valor para diferentes stakeholders.

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Varia de uma organização para a outra.

Não existe uma classificação universal que sirva para todas para todas as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com