TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  18/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

PROJETO – BRECHÓ DE FORMATURA ENG III

DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS

PROFESSOR: THIAGO GOMES

GRUPO: GABRIELA PIVETTA

                GUILHERME TEIXEIRA

                LUÍZA FROSSARD

                TAÍS CAMPOS

INTRODUÇÃO

Este trabalho fornece as diretrizes empregadas para o gerenciamento de projeto BRECHÓ DE FORMATURA DA TURMA ENG III e define os conceitos utilizados que se relacionam com o gerenciamento de projetos. Foi utilizado o livro “Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK)” como apoio, sendo este capaz de descrever normas, métodos, processos e práticas estabelecidos.

O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação de muitos processos que se interligam e que podem ser agrupados em 5 principais grupos de processos: Iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

O conjunto de todos esses processos contém 10 áreas de conhecimento distintas. Essas dez áreas de conhecimento são usadas na maior parte dos projetos, como foi utilizado no nosso projeto e como vai ser mostrado a seguir.

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

 

- PROCESSO DE INICIAÇÃO

O mesmo começou quando Professor Thiago Gomes solicitou que fizéssemos um projeto, com início, meio e fim, contendo todas as áreas estudadas do gerenciamento de projetos na disciplina de Gestão de Projetos.

Em uma breve reunião com a participação do professor Thiago Gomes, foi decidido que faríamos um Brechó de Formatura, onde seriam vendidas peças de roupa, sapatos e acessórios a fim de arrecadar recursos para a formatura da turma III de Engenharia e, o que não fosse vendido, seria doado para a Igreja Paróquia de Santo Antônio.

Nossa equipe de funcionários contava com quatro membros e, por isso, todos foram determinados gerentes de projeto, sendo todos dotados da capacidade de tomada de decisão.

 

- PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Em reunião concluímos que apesar de simples, o projeto tinha muitas coisas a planejar. Tivemos que decidir uma data e um horário, divulgar e arrecadar roupas que seriam vendidas, arranjar cabides e locais para expor as roupas, fazer placas com indicação dos preços das peças, entre outras coisas.

Nosso planejamento contava com a doação de roupas por parte dos formandos, principais interessados com a execução do Brechó. Mas, apesar disso, qualquer doação seria bem-vinda, por isso, divulgamos em várias plataformas a realização do Brechó.

- PROCESSO DE EXECUÇÃO DE PROCESSOS

As maiores dificuldades que enfrentaríamos seriam a própria arrecadação de roupas e um público grande, devido ao fato de ser fim de período, muitos alunos não estariam mais frequentando o Pólo. Em vista disso, investimos bastante na divulgação do evento e pedimos colaboração de todos, principalmente dos formandos (parte mais beneficiada com o projeto).

Dividimos a equipe em funções, entre elas, arte e mídia, divulgação, marketing, tesouraria, infraestrutura, entre outras necessidades que surgiram com o andamento do projeto.

Um dia antes da execução do brechó, dia 03/07/2017, foi realizada uma triagem do material arrecadado, com o objetivo de separar os itens que seriam colocadas a venda e aqueles que iriam para doação, sem passar pela fase de exposição de venda, visto que estes itens não teriam o perfil do nosso público alvo.

No dia 04/07/2017, a execução do projeto foi realizada, onde dividimos a equipe em duplas e em escala de horários, para sempre ter alguém organizando a execução do Brechó, um atendendo os clientes e o outro recebendo o pagamento.

- PROCESSOS DE MONITORAMENTO E CONTROLE

O grupo de processos de monitoramento e controle consiste dos processos necessários para acompanhar, analisar e organizar o progresso e o desempenho do projeto; identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano; e iniciar as respectivas mudanças.

Visto que os quatro integrantes do grupo são formandos da turma de Engenharia da Turma III, de qualquer forma, já teríamos um número razoável de itens para colocar a venda no Brechó. Logo, o mesmo já aconteceria, mesmo com poucas unidades a serem vendidas. Porém, como o Brechó seria mais bem visto e mais bem sucedido se tivesse uma gama maior de itens a serem vendidos, ficamos sempre divulgando o evento e procurando colaboradores externos para a doação de mais itens.  

- PROCESSOS DE ENCERRAMENTO E INFORMAÇÕES DO PROJETO

O grupo de processos de encerramento consiste dos processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, visando concluir formalmente o projeto.

A execução desta parte escrita descritiva do gerenciamento do projeto BRECHÓ DE FORMATURA DA TURMA ENG III pode ser considerada um processo de encerramento e informações do projeto, em que, ao longo deste, será exibido todas as informações importantes referente ao projeto e os resultados obtidos.

1- GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO

O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dentro dos grupos de processos de gerenciamento do projeto.

- Especificação do trabalho do projeto (ETP)

Na fase de Gerenciamento da integração do projeto nosso grupo fez a especificação do trabalho do projeto (ETP), que é uma descrição narrativa dos produtos, serviços ou resultados a serem entregues por um projeto e dentro da ETP traçamos nosso Plano estratégico. O plano estratégico documenta a visão estratégica, as metas e objetivos do projeto.

Após isso, começamos a orientar e gerenciar o trabalho de projeto, o que incluíram criar as entregas do projeto para atender o trabalho planejado do projeto, obter, gerenciar e usar recursos, no nosso caso os recursos foram os materiais que pedimos doação.

  • FERRAMENTAS E TÉCNICAS

 

Nesta fase utilizamos algumas ferramentas de facilitação para dar início ao andamento do nosso projeto. Dentre elas, Brainstorming e a solução de problemas que são técnicas chave que ajudam as equipes e pessoas a realizar as atividades do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (502.6 Kb)   docx (497.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com