TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Daniel Veloso Borda

Matricula: 201301449423

Design for X

O design for x (desenho para x) é uma das ferramentas que se tem na garantia da qualidade do PMBOK 6ª edição, o X poderíamos traduzir como excellence ou design for excellence, que ao pé da letra seria: desenho para excelência. O “X” poderia ser substituído por custo, fabricação, uso ou por descartes, portanto pode ser chamado de: Design for Disposal, Design for Cost, Design for manufacturing e etc.

Basicamente é um conjunto de linhas de conduta para otimizar o design do produto, de maneira que o método de fabricação seja facilitado e possua custo mais reduzidos com estas ações, quando o produto não tiver mais utilização, poderá ser descartado de forma eficiente sem impacto ao meio ambiente, e/ou reaproveitado em outros projetos.

Podemos citar como exemplo, o navio Triplo-E que é o maior navio de carga do mundo. Possivelmente até hoje um dos maiores, e um dos aspectos desse navio é que ele foi projetado pela metodologia design for X para ter uma vida útil de 20 anos. Após o término da vida útil do navio, será realizado o scrap que consiste na desmontagem de todo o navio e reutilização, o máximo possível, das peças e materiais. Uma das grandes inovações do desenvolvimento e da sustentabilidade desse navio, foi criar um design for disposal, que é um dos métodos do Design for X voltado para quando o produto se tornar obsoleto, seja realizado um descarte responsável. A ideia é que toda a estrutura que o navio possuí, seja mapeada peça a peça, para quando chegar a etapa de desmontagem, se consiga reciclar e/ ou reaproveitar em um futuro projeto.  Esta solução apesar de apresentar um alto custo inicial de projeto é benéfica pois possibilita o fácil descarte da estrutura, ou a reutilização de parte dela em um novo design, cujo foco seja o custo. Com a reutilização das peças, o produto gerado talvez não possua o melhor motor ou mecanismo, porém terá componentes mais baratos diminuindo o custo de fabricação que é o objetivo do design for cost.

O design for x é uma ferramenta utilizada como referência técnica e guia, para otimizar o design, ou seja, para produzir com melhor custo, melhor segurança e excelência em diversas dimensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (474.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com