TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  5/10/2018  •  Tese  •  4.855 Palavras (20 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 20

O programa 5s e a melhoria e controle gestão da qualidade

The 5s program and the improved quality management control

Roseli A. Defassio

Faculdade Pitágoras de Londrina

Londrina – Paraná

E-mail: defassio1@hotmail.com

Prof. Thiago Spiri Ferreira

Faculdade Pitágoras de Londrina

Londrina – Paraná

E-mail: thiagospiri@gmail.com

Resumo

Este trabalho tem como finalidade mostrar a metodologia 5s, um programa que auxilia na organização dos ambientes de trabalho e se destaca como não apenas uma ferramenta, mas uma filosofia que é capaz de otimizar o ambiente, produtos, serviços, segurança e até as pessoas. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a melhoria da eficiência dos processos através da arrumação dos locais de trabalho de maneira adequada, pela organização, limpeza, saúde e da autodisciplina. Este artigo constitui-se de uma revisão de literatura baseada em vários autores renomados da literatura sobre a metodologia do programa 5s. A utilização da metodologia 5s de maneira adequada pode trazer benefícios como maior índice de produtividade, redução de riscos e falhas, melhoria do ambiente de trabalho, e também a mudança de cultura da empresa com uma simples melhoria na rotina de trabalho da organização. Mas para alcançar a eficácia do programa 5s é necessário levantar os problemas, dar treinamento aos funcionários, delegar as ações e responsabilidades, criar auditorias para manutenção de cada senso e manter a motivação dos colaboradores mostrando a eles os resultados alcançados com o programa.

Palavras Chave: 5s; Qualidade; Melhoria contínua; Ferramentas da Qualidade.

Abstract

This work aims to show the methodology 5s, a program that assists in the organization of work environments and stands out as not only a tool, but a philosophy that is able to optimize the environment, products, services, security and even people. The objective of this work is to demonstrate the improvement of the efficiency of the processes through the organization of workplaces in an adequate manner, by the organization, cleaning, health and self-discipline. This article is based on a literature review based on several renowned authors of the literature on the methodology of the 5s program. The use of the 5s methodology in an appropriate way can bring benefits such as a higher productivity index, reduction of risks and failures, improvement of the working environment, and also the change of company culture with a simple improvement in the organization's work routine. But to achieve the effectiveness of the 5s program it is necessary to raise problems, train staff, delegate actions and responsibilities, create audits to maintain each sense, and keep employees motivated by showing them the results achieved with the program.

Keywords: 5s; Quality ; Continuous improvement; Quality tools.

Introdução

À medida que a sociedade evolui, globaliza-se a rapidez da informação e o nível de exigência se tornam cada vez maiores. Houve um tempo que a concorrência se superava pela quantidade, tamanho, mas nunca a exigência de qualidade e perfeição chegou aos níveis atuais. O critério qualidade se tornou o diferencial desejável em todas as empresas.

As ferramentas geradoras de qualidade auxiliam na busca por melhorias contínuas a produção de bens e serviços e o atendimento voltado a alcançar a satisfação dos clientes e agregando valor e consequentemente, captar a sua fidelização. O diferencial no mercado pode ser atingido de várias formas sendo mais recomendável começar pelo ambiente organizacional, melhorando o clima no espaço laboral do trabalho, pois é muito custoso conseguir uma melhoria eficaz sem as adequações que produzam organização, higiene e segurança. Neste quesito, o programa 5s pela sua simplicidade e a sua relação custo/benefício é indicado para preparar a empresa para o processo de gestão da qualidade.

A situação que deu início ao desenvolvimento do programa 5 S ocorreu num cenário de dificuldades, era ao final da Segunda Guerra mundial e o Japão tinha sofrido perdas significativas, especialmente em consequências de duas bombas atômicas lançadas sobre Nagasaki e Hiroshima.

Para as empresas japonesas serem competitivas foi necessário rever seus conceitos e metodologias, condição essencial para a competitividade. Assim foi desenvolvido o programa 5 s, simples e executável.  O que o caracteriza é a aceitação de todos dentro da empresa, em seu comprometimento de colaborar para a efetivação das medidas necessárias, ou seja, desenvolver o sentido de organização, higiene e limpeza do ambiente laboral, saúde e qualidade de vida no ambiente do trabalho e disciplina, que é fundamental para a execução, ou seja, a persistência de todos até atingir o nível desejado e dar a sua continuidade. O mesmo faz com que o individuio compreenda melhor o seu papel dentro da organização e os torna parte dos processos e resultados alcançados, fazendo com que adquiram a consciência e disciplina, mesmo sem cobranças por parte dos superiores.  Por isso, os Programas de Qualidade têm auxiliado as empresas no processo de melhoria contínua dos produtos ou serviços, principalmente através da mudança cultural, a fim de se obter a vantagem competitiva necessária que será colhida a curto, médio e longo prazo.

A possibilidade de todos perceberem as melhorias no ambiente do trabalho e a contribuição para a qualidade dos trabalhos, a segurança, o ganho no aspecto moral, são contributivos para a participação e o ganho de produtividade. A principal e fundamental exigência para a implantação é a participação de todos, independentemente do nível dentro da empresa.

A implantação de qualquer programa que implique mudanças pode apresentar resistência dentro de uma empresa. A natureza dessas dificuldades pode ser as mais variadas. A mudança comportamental pode ser fator decisivo para que as alterações realizadas dentro da empresa sejam capazes de gerar a qualidade desejada. A mudança comportamental depende da vontade de cada uma das pessoas que atuam dentro da empresa, individual e coletivamente, independentemente do nível hierárquico. A implantação do programa 5s é indicada pela simplicidade e pelas possibilidades de alcance da qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (274 Kb)   docx (700.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com