TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

X:\Textos_manual_pdf\A - Pasta da Equipe de Apostila\DOCUMENTOS E ARQUIVOS PADRÃO\modelagem3.0\barra-sup.wmf

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Elaborado por: Mauricio de Assis Saldanha

Disciplina: Gestão de Projetos

Turma: 0222-2_3

________________

Business case

O Projeto de implantação de uma unidade de geração de energia elétrica através da fonte solar fotovoltaica no município de Canarana, estado de Mato Grosso.

O regime de contratação e uso de energia deste projeto se dá através do sistema de compensação de energia, com autoconsumo remoto, sendo a energia gerada dentro de uma mesma área de concessão de uma concessionária de energia elétrica, no caso a Energisa-MT, que se obriga a compensar a energia gerada na usina de forma remota contra o consumo de cada um dos pontos de conexão indicados pelo cliente.

Esse projeto tem como principal objetivo beneficiar um consumidor de energia que atua no comércio varejista do estado, no caso a Lojas Tim-Tones com 25 lojas espalhadas em 20 municípios do estado. A economia esperada é de até 30% sobre o valor pago atualmente pelas Lojas Tim-Tones a Concessionária local Energisa-MT, com payback esperado do investimento de 3 a 4 anos, tendo os equipamentos e sistemas vida útil projetada de até 25 anos.

O desenvolvimento do Plano de Negócios com o estudo de viabilidade econômico e financeira do Projeto, Engenharia, Aquisição, Construção e Manutenção do Empreendimento é realizado pela empresa Gali Energia, que oferece soluções de engenharia para implantação do Projeto no seguimento de Geração Distribuída, regulamentado pela Resolução 482 da Aneel em setembro de 2012. Além das soluções de engenharia construtiva e de operação, a Gali também faz o Gerenciamento do Projeto utilizando metodologia ágil, com profissional capacitado e em consonâncias com as melhores práticas de mercado.

A partir da aprovação do Plano de Negócios, que é precedido apenas de análise conta de energia e identificação de latifúndio improdutivo com no mínimo 12 hectares, o projeto entra em operação comercial em até 10 meses, sendo este divididos nas seguintes etapas:

1. Desenvolvimento e aprovação do projeto básico junto a concessionária, com a aquisição de um Parecer de Acesso, 30 dias;

2. Captação de financiamento junto a fundo do setor para execução do Projeto, com taxa compatível com a sustentabilidade do Projeto, 60 dias;

3. Desenvolvimento de Projetos executivos, 60 dias;

4. Aquisição de equipamentos e materiais de aplicação, 60 dias;

5. Construção e montagem do empreendimento, segundo Normas técnicas e boas práticas de engenharia, 60 dias;

6. Comissionamento e testes da Usina, segundo Normas técnicas e boas práticas de engenharia, 30 dias;

Sobre os riscos envolvidos no Projeto temos o risco de exigências técnicas a serem verificados e apontados pela Concessionária local, além dos riscos inerentes a cadeia de suprimentos internacional, face as dificuldades logísticas e volatilidade cambial.

________________

Project charter (Termo de abertura)

Projeto: UFV Canarana – 5 MW

Número: 001

Versão: 0

1. Objetivo do projeto

Reduzir o custo operacional das Lojas Tim-Tones com energia elétrica em até 30%, gerando energia de forma limpa e sustentável, desenvolvendo atividade econômica em área improdutiva, gerando até 50 empregos diretos durante 8 meses, com desdobramentos em receitas tributárias as secretarias de fazenda municipal, estadual e federal, respeitando o meio ambiente e a comunidade local.

2. Gerente do projeto, responsabilidade e autoridade

Gerente do Projeto é o Engenheiro de Produção, especialista do Setor de Energia, Sr. Mauricio Saldanha, responsável por desenvolver o Plano de Negócios, aprovar o mesmo com o Cliente, investidores e demais órgãos regulamentadores, atendendo as premissas apontadas no Estudo de viabilidade econômico e financeira do Projeto, planejando todas as etapas do Projetos e monitorando o seu andamento buscando garantir a performance do mesmo perante as expectativas iniciais.

3. Metas

* Economia de até 30% com o custo de energia, com payback sobre o capital investido de até 4 anos;

* Garantir a execução do Projeto conforme planejamento inicial;

* Garantir atendimento as Normas técnicas vigentes;

* Preservar a Segurança, conservar o Meio Ambiente e manter a Saúde dos envolvidos;

* 4. Premissas

* Assinatura de contrato com parceira de 10 anos com a Gali Energia, garantindo a implantação do Projeto com atendimento das margens pré estabelecidas de 30% de economia;

*

5. Restrições

* Análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com