TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projetos

Por:   •  4/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 3 - GESTÃO DE PROJETOS - 52/2022

GUSTAVO OLIVEIRA DOS SANTOS

R.A.: 21069524-5

CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

QUESTÃO 1

A sigla PMO (Project Management Office) significa Escritório de Projetos em português, e é uma estrutura organizacional que promove a padronização dos processos de governança e gestão de projetos. Ele é responsável por criar metodologias que serão aplicadas ao gerenciamento de projetos, além de dar suporte aos gerentes dos projetos, oferecendo orientações e ferramentas.

Fonte: EAUX CONSULTING. O que é PMO? 7 passos para implantar um escritório de projetos com sucesso na sua empresa! Disponível em: https://www.euax.com.br/2018/09/pmo-escritorio-de-projetos/. Acesso em abril 2022.

Com base nos tópicos estudados durante as aulas ao vivo, no livro da disciplina e em outras referências bibliográficas, responda à questão abaixo:

Explique a importância de um PMO em uma empresa, descreva os tipos de PMO e cite pelo menos 3 vantagens que um escritório de projetos pode gerar para uma instituição.

Observação: podem ser feitas consultas na internet, desde que não seja plágio e o texto tenha as devidas referências citadas.

O PMO é uma estrutura organizacional que padroniza os processos relacionados a projetos, facilita o compartilhamento de recursos e presta suporte ao gerente de projetos. Sua principal função é monitorar a gestão dos projetos, programas e portifólios, atuando também como uma ponte para prestação de contas à diretoria. Outro papel importante é a implantação de metodologias e padronização de processos, ferramentas e técnicas bem como documentações em geral. Também é parte fundamental, promover cursos, práticas e culturas desenvolvidas engajando os colaboradores nas boas praticas da gestão de projetos.

Tipos de PMO:

Estratégico: Identificação e seleção de projetos que seguem de acordo com as estratégias dentro da organização;

Suporte: tipo consultivo, fornece modelos, melhores práticas e presta auxilio no desenvolvimento do projeto.

Controle: Exige uma conformidade na adoção de metodologias, formulários e regras. Controla o “como fazer”. Assume o controle do projeto, gerenciando com alto nível de controle e autonomia.

Conclusão:

O PMO pode ser muito vantajoso dentro de uma organização sendo responsável pelo engajamento e direcionamento da cultura empresarial voltada a projetos, trazendo inúmeros benefícios. Podemos citar projetos sendo realizados de forma mais rápida e barata, projetos de maior relevância, maior eficiência e eficácia no planejamento e execução de projetos entre outros benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com