TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIPÓTESE GAIA

Por:   •  16/6/2018  •  Monografia  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW

DA FONSECA (CEFET/RJ)

A HIPÓTESE GAIA

Brenda Gonçalves e Vitória de Paiva

Rio de Janeiro

Abril de 2018

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW

DA FONSECA (CEFET/RJ)

A HIPÓTESE GAIA

Trabalho apresentado à disciplina Ecologia, ministrada pela professora Luana Carneiro.

Brenda Gonçalves e Vitória de Paiva

A HIPÓTESE GAIA

Desenvolvida nos anos 1960, pelo pesquisador, cientista e ambientalista britânico James Ephraim Lovelock, a Hipótese de Gaia é uma teoria que afirma que a Terra é similar aos seres vivos e é, até mesmo, considerada como um próprio superorganismo vivo. Sendo conhecida mundialmente, a Teoria de Gaia causou uma divisão de opiniões entre os cientistas.

Inicialmente, a teoria foi elaborada a partir de estudos realizados por Lovelock para a NASA (National Aeronautics and Space Administration), em parceria com a filósofa Dian Hitchcock, com objetivo de comprovar a existência de vida em Marte e Vênus. Juntos, analisaram as composições químicas das respectivas atmosferas dos planetas e concluíram que nesses não há vida, pois são dominadas por dióxido de carbono, possuindo pouco oxigênio e nitrogênio. Já na atmosfera terrestre, o nitrogênio e o oxigênio são dominantes, enquanto o dióxido de carbono existe em uma menor quantidade.

Ao longo de sua investigação, o cientista também obteve a colaboração da bióloga norte-americana Lynn Margulis com questões acerca da origem dos gases atmosféricos. Assim, a teoria de Gaia foi propriamente desenvolvida, afirmando que a vida da Terra que cria as condições para a sua própria sobrevivência, e não o contrário, sendo responsável pela manutenção, não só das condições atmosféricas, mas também das condições marinhas e do clima. Após Lovelock decidir concentrar seus estudos na atmosfera, uma vez que está associada ao desenvolvimento da vida na Terra, chegou à conclusão de que a Terra é similar aos seres vivos, sendo até considerada como um próprio superorganismo vivo.

Esta hipótese afirma que é a Terra que, através de interações entre os ecossistemas, os seres vivos e o ambiente, permite a formação e a continuidade da vida sobre o planeta. O controle dessa relação acontece dado  a existência de um sistema autorregulador (geralmente por mecanismos de feedback), capaz de manter em equilíbrio homeostático das condições ambientais, tornando a existência de vida possível. Tais processos explicados pela hipótese não estão relacionados com um favorecimento de dada espécie em relação a outra, mas com o equilíbrio, que permite que todas as espécies estabeleçam uma relação entre si. Esse equilíbrio acaba sendo comprometido quando há interferência, como a exploração intensa de recursos naturais, a poluição do meio, o consumo material intenso, etc.

A Hipótese Gaia sofreu resistência da comunidade científica. No entanto, recentemente, tal hipótese vem despertando grande interesse em pesquisadores, pois ajuda a explicar alguns fatores ambientais, como é o caso da quantidade de sal presente no mar ou ainda a composição estável da atmosfera. Um dos fatos comprovados da Hipótese Gaia é a capacidade que o planeta tem de regular os ciclos de energia e, ainda, de reciclar a matéria. Esta reciclagem de materiais é essencial para o funcionamento do planeta, sendo tais materiais necessários para a realização de vários processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com