TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Física

Por:   •  26/8/2019  •  Ensaio  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Premissas: Desenvolvimento da matemática e astronomia no antigo Egito e Babilônio, bem como o desenvolvimento da matemática (desenvolvimento dos sistemas numéricos) e geometria pelos chineses.

Pré-Aristóteles: Observação dos fenômenos cotidianos com explicações embasadas na mitologia e religião.

Tales de Mileto (623 a.C): Primazia da água, experimentos com âmbar (eletricidade estática por atrito) e imãs. Astronomia: Terra plana flutuando na água

Anaximandro (545 a.C): Pai da Astronomia. Precursor da teria da primazia do apeíron. Astronomia: Terra cilíndrica em repouso no centro do universo.

Heráclito: A transformação é o que dá origem às coisas e não uma matéria base primordial como a água ou o apeíron. Para esse filósofo, “não havia elementos dos quais as coisas eram formadas, mas sim um fluxo contínuo, um processo constante de transformação”

Parmênides: Pai do Racionalismo. Para Parmênides não existia transformação, pois a forma final ou estado final de algo, já era algo intrínseco à própria coisa, e portanto, já fazia parte de sua constituição. A verdade só pode ser atingida através da lógica (Logos) e não através dos sentidos (denotam ilusão).

Astronomia:

A – A terra é dividida em cinco zonas, delimitadas pelos dois trópicos e pelos círculos

Ártico e Antártico;

B – A terra é esférica;

C – A lua recebe sua luz do sol;

D – A estrela vespertina e a matutina seriam o mesmo planeta.

Zenão de Eléia (425 a.C): Discípulo de Parmênides, senão se concentra em sua dialética em demonstrar através de paradoxos a fragilidade dos sentidos na observação do movimento quando colocados sob o clivo da razão. Em outras palavras, os movimentos percebidos pelos sentidos não podem ser compreendidos senão pelo crivo da razão; caso contrário envolve contradições que levam às conclusões absurdas (Ex. O paradoxo de Aquiles e a tartaruga).

Demócrito/Leucipo (460 – 380 a.C): Conceito primitivo de átomo.

Platão (): Mundo empírico (observação, sentidos) x Mundo Racional (ideias, lógica): Platão incorpora à sua teoria atomista o conceito de Empédocles em que a matéria é composta por quatro substâncias (terra, fogo, água e ar) dando contornos geométricos à estas substâncias. Assim seria possível transforma-las umas nas outras.

Figura 1. Sólidos Platônicos

Conceitos-Chaves:

“o que existe não pode surgir daquilo que não existe e que tudo o que observamos na Natureza nada mais é do que a transformação de alguma coisa”

O conceito de conservação e transformação está presente no pensamento dos gregos.

Aristóteles (384-322 a.C): A construção do conhecimento se dá através da Observação (sentidos) e Indução (lógica).

Segundo Aristóteles o fato de um objeto ser mais leve ou mais pesado, dependia da constituição do mesmo, ou seja, da proporção que este objeto teria dos elementos básicos (terra, água, ar e fogo) e seu movimento estaria relacionado com o lugar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com