TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Evolução

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

1. História e Evolução

Os materiais de construção são tão importantes na historia dos materiais que, nos primórdios, foi dividida conforme a predominância do emprego de um ou outro material.

Nas civilizações primitivas, o homem empregava os materiais assim com os encontrava na natureza, não os trabalhava, a técnica se resumia em modelá-los e adaptá-los às suas necessidades. Os materiais que predominavam nas construções eram: a pedra, a madeira e o barro.

Aos poucos foram aumentando a exigência do homem, e, consequentemente, os padrões requeridos. Ele passou a demandar de materiais com: maior resistência, maior durabilidade, melhor aparência do que aqueles até então empregados.

Assim, por exemplo, é o caso do concreto armado. Durante muito tempo, para grandes vãos e cargas, só se usava pedra. Tornava-se necessário um material de confecção e moldagem mais fáceis, que fosse trabalhável como o barro e resistente como a pedra. Dai surge o concreto.

A evolução dos materiais tornou-se um ciclo: Melhores materiais - Melhores resultados - Melhores técnicas - Melhores Etapas - Materiais ainda melhores.

2. Normalização

2.1 Finalidades das Normas

A normalização tem como finalidade regulamentar a qualidade, a classificação, a produção e o emprego dos diversos materiais empregados na construção civil.

2.2 Entidades Normalizadoras

No Brasil a normalização cabe a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

E existem outras entidades, tais como:

INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial); IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto); e normas internacionais, tais como: a ISO e IEC.

2.3 Tipos de Normas

Procedimentos (finalidade de orientar a maneira de empregar, executar e realizar o controle dos materiais e produtos);

Especificação (estabelecem prescrição para os materiais);

Padronização (estabelecem dimensões para os materiais e produtos);

Ensaio (processos para o exame de amostra);

Classificação (têm por finalidade ordenar, distribuir ou subdividir conceitos ou objetos);

Terminologia (definem nomenclatura técnica);

Simbologia (definem conversões de desenho).

3. Cimento Portland

3.1 Origem

A origem do cimento Portland é atribuída ao construtor inglês Joseph Aspdin que, no ano de 1824, queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Ele percebeu que, ao adicionar água, obtinha uma mistura e, ao secar, tornava-se tão dura quanto as pedras e não se dissolvia em água.

3.2 Definição

É um produto obtido pela pulverização de Clinker* constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com