TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE PARA O PROCESSO DA INOVAÇÃO

Exames: A IMPORTANCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE PARA O PROCESSO DA INOVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.681 Palavras (15 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO GUAICURU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIADE PARA O PROCESSO DA INOVAÇÃO.

Campo Grande

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO GUAICURU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIADE PARA O PROCESSO DA INOVAÇÃO.

Monografia apresentada ao 8º semestre do Curso de Administração da Universidade Anhanguera, ministrada pelo professor: Erso Pereira.

Campo Grande

2012

RESUMO

Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo demonstrar a necessidade dos processos de criatividade e inovação no contexto organizacional, bem como foco de análise a necessidade destes conceitos para a organização, sendo que esta busca a diferença na competitividade. Apresenta a técnica do brainstorming como incentivo ao duplo processo criatividade-inovação. Enfatiza a importância das culturas criativa e inovadora, com seus fatores inibidores e motivadores.

Palavras-Chave: Criatividade. Inovação. Brainstorming. Cultura. Competitividade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 O FENÔMENO DA CRIATIVIDADE 5

3 A TÉCNICA DO BRAINSTORMING COMO FERRAMENTA ESTIMULADORA PARA O PROCESSSO DE CRIATIVIDADE. 6

4 INOVAÇÃO 7

5 A CULTURA CRIATIVA E A CULTURA INOVADORA 9

5.1 Inibidores Organizacionais de Idéias, Criatividades e Inovação 10

5.2 Motivadores Organizacionais de Idéias, Criatividade e Inovação 11

6 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1 INTRODUÇÃO

Indubitavelmente, o contexto social-financeiro do mundo evoluiu a largos passos. A livre concorrência lançou os mercados e as organizações à competitividade, que buscam freneticamente o lugar de destaque neste meio.

Diante desta situação a criatividade e a inovação tornam-se ferramentas indispensáveis à vida das organizações. É da inteira responsabilidade do administrador, enquanto gestor, o alavancamento da inovação, bem como a análise do meio e a promoção das culturas criativa e inovadora. Havendo a necessidade de subsídios teóricos para o conhecimento profundo da criatividade como um aprendizado.

Os objetivos desta Pesquisa Bibliográfica estendem-se ao entendimento da criatividade e da inovação, seus precursores e idealizadores. Suas características, abordagem e dimensão, suas análises e suas conclusões. Este aprendizado constitui elemento-chave nos processos estudados visando a excelência e o fortalecimento organizacional no processo da competitividade.

As melhores práticas de inovação permitem gerar receitas rentáveis, de forma sustentável, tornando-se eficazes e eficientes. Sendo estes primordiais e cruciais na constituição da competitividade. A inovação deve ser utilizada como um instrumento estratégico, constituindo assim elemento-chave para a competitividade. Schumpeter (1961) e Bergerman (2006) referem-se à inovação como tudo aquilo que é novo, é a introdução no mercado de um novo produto ou serviço, ou de uma versão otimizada de um produto ou processo já existente. Afirmam ainda que se deve entender a importância da inovação como atividade seguinte à pesquisa básica no ciclo do desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social.

A inovação enquanto processo requer abstração, característica comum a todas as organizações. São elementos deste processo: a prospecção, a decisão, os recursos disponíveis e a implementação. Segundo Drejer (2000) e Cantisani (2006), a inovação pode ser considerada difícil e arriscada, pois há novas tecnologias que falham ao serem transformadas em novos produtos ou serviços. Clark e Fujimoto (1991) afirmam que a maneira como a empresa realiza o desenvolvimento do processo (produto ou serviço), levando em conta a velocidade, a eficiência e a qualidade do trabalho podem determinar sua capacidade competitiva. O desenvolvimento de produtos ou serviços encontra-se amplamente misturado com o desempenho, o ambiente competitivo e a organização interna da empresa.

2 O FENÔMENO DA CRIATIVIDADE

Não há inovação sem criatividade, pois aquela é aplicação prática desta. Constituindo o lastro do fator competitivo da organização.

A criatividade é um processo de pensar, mesmo que sem um principio lógico ou baseado em uma necessidade. Pode-se imaginar, sonhar, inventar qualquer coisa na cabeça, e isso é criar. A criatividade é livre, sendo que o limite é o que a mente pode construir. Muitos associam a criatividade a um dom especial, quase mágico, que somente alguns privilegiados teriam.

Dentro do contexto organizacional, pode-se dizer que a criatividade é a soma de vários fatores: curiosidade; capacidade de ver as coisas ou as situações de ângulo inusitado; perseverança; autoconfiança; humildade para perceber os próprios limites e solicitar ajuda; e capacidade de perceber que uma nova ideia pode ser útil. O ideal é que todas estas características e outras igualmente desejáveis estejam presentes, contudo a grande dificuldade é encontrar um profissional que as possua. Porém, estudos renomados nas últimas décadas comprovam que as características que definem a criatividade podem ser treinadas, ensinadas, aprendidas. Em outras palavras, criatividade é algo que pode ser aprendido.

Cronologicamente, o estudo da criatividade inicia-se do século XX. Um dos pioneiros foi Graham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com