TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Vygotsky: Aprendizado E Desenvolvimento Um Processo sócio-histórico

Casos: Fichamento Vygotsky: Aprendizado E Desenvolvimento Um Processo sócio-histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  3.254 Visualizações

No livro Vygotsky aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico, a autora Marta Kohl de Oliveira faz uma breve abordagem em relação às ideias do psicólogo Lev Vygotsky dando destaque o poder da cultura e da linguagem na formação do ser humano. A obra também menciona as relações do desenvolvimento e aprendizagem, pensamento e linguagem que estão intimamente ligados aos aspectos biológicos e culturais do funcionamento psicológico. Diferencia signos de instrumentos, especifica seu uso como instrumentos da atividade psicológica e diferencia também ações concretas de processos psicológicos. Articula de maneira breve, percepção, atenção e memoria com os pressupostos básicos da abordagem Vygotskiana discutidos nos capítulos, através de exemplos e explicações sucintas e claras.

OLIVEIRA. Marta Kohl. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e Ação no Magistério).

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação/USP, fez mestrado e doutorado em Psicologia da Educação na Escola Superior de Educação da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA). Autora de vários livros dedica- se à pesquisa e à docência no ensino superior. O pensamento de Lev S. Vygotsky tem sido importante suporte teórico para suas pesquisas.

Este capítulo relata diversas formas e possibilidades que o ser humano possui de interação e relação com o mundo, fazendo o uso de elementos mediadores e signos para relacionar algo, dando significados a coisas, com o intuito de memorizar e facilitar a comunicação entre os indivíduos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com