TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO

Artigo: A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  1.789 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO 4

2.2 CONCEITOS BÁSICOS 4

2.2.1 Sistema de Informação 4

2.2.2 Tecnologia da Informação 5

2.2.3 Software 5

2.2.4 Engenharia de Software 5

2.2.5 Processo de Software 5

2.3 MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE CASCATA 5

2.3.1 Quadro do Modelo Cascata 6

2.3.2 Fases do Modelo Cascata 6

2.3.2.1 Engenharia de sistema 6

2.3.2.2 Analise e definição de requisitos 7

2.3.2.3 Projeto 7

2.3.2.4 Codificação 7

2.3.2.5 Teste 7

2.3.2.6 Manutenção 8

2.4 VANTAGENS 8

2.5 DESVANTAGENS 8

2.6 EXEMPLO DE SISTEMA DESENVOLVIDO NO MODELO CASCATA 9

2.7 OUTROS MODELOS PROCESSO DE SOFTWARE 9

2.8 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico vem se acelerando nos últimos tempos e trazendo muitos benefícios para a sociedade. Ele tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento de empresas de todos os ramos, proporcionando uma grande redução de custos e agilidade no processamento da informação.

Na área educacional o avanço tecnológico permitiu ultrapassar a barreira da distância, através da realização de cursos EAD em que alunos e professores interagem em tempo real.

A internet é um exemplo desse avanço tecnológico, sendo hoje, a plataforma mais utilizada. O uso do correio eletrônico como ferramenta de comunicação e a realização de negócios por meio da internet têm crescido cada vez mais.

A engenharia de software, por sua vez, tem colaborado bastante como ferramenta utilizada pelos profissionais de tecnologia da informação, que desenvolvem sistemas cada vez mais complexos e que são de uma importância crucial no crescimento de uma empresa.

A engenharia de software tem se tornado uma ferramenta cada vez importante para os profissionais envolvidos com tecnologia da informação (PERINI; HISATOMI; BERTO, 2009, p. 23).

Paralelo a esta leitura, este trabalho visa analisar o impacto da tecnologia da informação nos dias atuais e demonstrar a importância do avanço da tecnologia da informação nesse mundo globalizado.

2 DESENVOLVIMENTO

A tecnologia da informação tem contribuído para o desenvolvimento de pequenas e grandes empresas de diversos setores, através do desenvolvimento de sistemas cada vez mais complexos e o uso dessa tecnologia confere uma vantagem competitiva para as empresas que desejam diferenciar no mercado em que atuam.

Hoje vivemos em um mundo globalizado e não podemos deixar de reconhecer que avançamos muito em ciência e tecnologia. Sem dúvida, as tecnologias com as quais contamos hoje geram muitos benefícios para o cotidiano das pessoas, uma vez que a sociedade atual tem acesso a uma série de produtos e serviços que facilitam sua vida, além disso, a todo instante novos produtos são criados para satisfazer as necessidades que vão surgindo.

A mundialização do conhecimento através da Internet constrói um “ciberespaço” para os negócios que passam a ser regidos por uma velocidade vertiginosa. As tecnologias da informação vêm promovendo uma ampla mudança nas formas de organização da produção, constituindo um instrumento para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas (LOBATTO, 1997, p.36).

2.1 FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Um sistema de informação funciona da seguinte maneira:

• Entrada de dados (input), captação ou coleta de dados para que sejam processados;

• Processamento, realizado de acordo com as instruções feita pelo programador;

• Saída (output), é o resultado desse processamento através de relatórios, gráficos ou cálculos.

2.2 CONCEITOS BÁSICOS

2.2.1 Sistema de Informação

Segundo Spinola e Pessôa (1998, p. 98), “Um Sistema de Informação (S.I.) é um sistema que cria um ambiente integrado e consistente, capaz de fornecer as informações necessárias a todos os usuários”.

2.2.2 Tecnologia da Informação

Conjunto de componentes providos por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso e o uso das informações.

A Tecnologia da Informação reúne as contribuições da Tecnologia e da Administração, estabelecendo, assim, uma estratégia integrada, permitindo projetar e instalar sistemas de informação e as coerentes mudanças organizacionais, ou ainda, pode ser definida como a adequada utilização de ferramentas de informática, comunicação e automação, juntamente com as técnicas de organização e gestão, alinhadas com a estratégia de negócios, com o objetivo de aumentar a competitividade da empresa (SPINOLA, PESSOA, 1998, p.98).

2.2.3 Software

São programas de computador e documentação associada, desenvolvidos com objetivos específicos para um determinado fim.

2.2.4 Engenharia de Software

É uma disciplina da engenharia relacionada a todos os aspectos de produção de software, tendo como foco o desenvolvimento de software de alta qualidade.

2.2.5 Processo de Software

Segundo Perini, Hisatomi e Berto (2009, p. 7) “Um conjunto de atividades cujo objetivo é o desenvolvimento ou a evolução do software”.

2.3 MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE CASCATA

O modelo Cascata, também conhecido como modelo Clássico ou Tradicional por ser o mais antigo e também o mais utilizado para produção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com