TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO MENTORING NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA SUCESSÃO EMPRESARIAL FAMILIAR

Por:   •  22/10/2017  •  Artigo  •  3.147 Palavras (13 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DO MENTORING NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA SUCESSÃO EMPRESARIAL FAMILIAR

THE IMPORTANCE OF MENTORING IN THE PLANNING PROCESS OF FAMILY BUSINESS SUCCESSION.

CANGUÇU, Ygor Martins [1]

COSTA, Caroline de Oliveira [2]

RODRIGUES, Bruno dos Santos [3]

SILVA, Jaciara Moreira da [4]

SOUTO, Álex Flávio Damascena [5]

SOUZA, Adriana Ribeiro de [6]

QUADROS, Patrícia Vitória Prates [7]

RESUMO

        Este artigo busca mostrar qual a relevância do mentoring para um processo de sucessão empresarial bem planejada, em se tratando de empresas familiares. Para tanto foi realizado um estudo de revisão bibliográfica, baseado em autores que ofereceram embasamento para ao arcabouço dessa pesquisa. O mentoring, por ser uma prática que visa o desenvolvimento de um profissional com pouca experiência através dos ensinamentos de um mais experiente (o mentor), se relaciona com a sucessão familiar empresarial, pois esta deve ser bem planejada e executada pelo membro mais velho da empresa que passa a mesma para um mais jovem. Este, por sua vez, deve estar devidamente preparado para assumir a empresa e dar seguimento a sua história. O mentoring torna-se, portanto, peça fundamental nessa preparação. Para melhor compreensão desta pesquisa foram abordados os conceitos de mentoring, sucessão empresarial e empresa familiar, em seguida foram estabelecidas as ligações desses conceitos dentro do tema abordado por esse artigo. Por fim, é feita uma síntese que além de esclarecer o papel do mentoring na sucessão familiar aborda também as consequências de um sucessão empresarial mal planejada (ou não planejada) que pode culminar em problemas, levando muitas das empresas familiares a falência, o que reduz o tempo de vida médio dessas empresas no Brasil.

Palavras-chave: Mentoring; Sucessão Empresarial; Empresas Familiares.

ABSTRACT

        This article seeks to show the relevance of mentoring to a well-planned business succession process in the case of family businesses. For this purpose, a bibliographic review study was conducted, based on authors who offered a basis for the framework of this research. Mentoring, because it is a practice aimed at the development of a professional with little experience through the teachings of a more experienced one (the mentor), is related to the family business succession, since it must be well planned and executed by the older member of the Company that passes the same to a younger. This, in turn, must be properly prepared to take over the company and follow up on its history. Mentoring thus becomes a fundamental part of this preparation. To better understand this research, the concepts of mentoring, business succession and family business were approached, and the links of these concepts were then established within the theme addressed by this article. Finally, a synthesis is made that in addition to clarifying the role of mentoring in family succession also addresses the consequences of a badly planned (or unplanned) business succession that can lead to problems, leading many family businesses to bankruptcy, which reduces The average life time of these companies in Brazil.

Keywords: Mentoring; Business Succession; Family Business.

1 INTRODUÇÃO

No mercado brasileiro, as empresas familiares têm grande representatividade e um papel importante tanto na geração de empregos quanto na produtividade nacional. Apesar disso, elas enfrentam desafios inerentes a esse tipo de organização, como questões relacionadas à gestão e à aprendizagem organizacional. Dentre elas, destacam-se os processos de sucessão empresarial familiar, que, muitas vezes, envolvem a escolha de herdeiros e familiares para cargos de direção, ainda que eles não tenham as habilidades requeridas para administrar o negócio da família. Um estudo realizado pelo Sebrae (2015) aponta que, das empresas brasileiras, 57% são familiares. Um outro estudo realizado pela PwC (2014) mostra ainda que, dessas empresas, apenas 11% têm um processo de sucessão bem planejado, contra uma média de 16% no restante do mundo. Nesse contexto, o mentoring tem tido papel de destaque no plano de sucessão empresarial, uma vez que oferece subsídios para que a transição na gestão da empresa preserve tanto a qualidade dos serviços oferecidos quanto os valores e princípios culturais da família e da empresa. Disso depende a permanência da instituição no mercado e a manutenção da sua produtividade, por isso, a presente pesquisa é relevante, na medida em que aborda um tema ainda pouco estudado e que afeta o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

O objetivo geral deste artigo é compreender a relevância do mentoring na sucessão empresarial familiar. Para tanto, será necessário: conceituar e caracterizar a empresa familiar; definir e caracterizar o mentoring; discutir como ocorre o processo de sucessão em uma empresa familiar; evidenciar as principais dificuldades presentes na sucessão empresarial familiar e investigar os desdobramentos do Mentoring na sucessão empresarial familiar.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Mentoring: conceito, tipologias e funções

        A palavra mentoring pode ser traduzida para o português como mentoria. Trata-se de um termo que expressa a relação entre dois funcionários de uma mesma empresa, na qual o mais experiente “apadrinha” o outro, visando sua capacitação profissional. O mentoring não é uma prática recente, ela já existia há alguns anos, partindo do princípio de que um sábio mais velho, o mentor, guiava um indivíduo mais jovem para que encontrasse seu caminho. Daí a origem da palavra mentoring. A esse respeito, Junqueira (2014) relata:

“Mentor” vem do grego, aliás, e lembra a lendária figura do fiel escravo, de mesmo nome, a quem Ulisses entregou a educação do seu filho Telêmaco, ao partir para a Guerra de Tróia. Já na Idade Média, as corporações parisienses - sociedade de artífices - faziam, do ensino um-a-um e da relação mestre vs. Aprendiz a base de seu funcionamento e continuidade, além da garantia dos seus monopólios. (JUNQUEIRA, 2014)

       Dessa época até a contemporaneidade ocorreram muitas mudanças nessa prática. O mentoring, como conhecemos hoje, não se trata necessariamente do ensinamento de um funcionário mais velho para outro mais jovem, embora seja assim na maioria dos casos. Para Bastos (2006, p.37), a mentoria refere-se a uma “relação biunívoca entre mentor e mentorado, visando ao crescimento, maturidade profissional e apoio psicossocial ao mentorado pelo mentor, baseados em experiências, vivências e conhecimentos”. Logo, essa prática pode ser executada por um profissional mais jovem que exerça o papel de mentor, desde que ele seja mais experiente ou tenha mais conhecimento da área. Um bom exemplo de mentoring aplicado atualmente são os programas de Trainee, nos quais um profissional recém-graduado passa por um processo de experiência dentro da empresa antes de ser efetivado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com