TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DAS VIBRAÇÕES MECÂNICAS PARA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO MECÂNICO

Por:   •  2/6/2020  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Nome do aluno: VINICIUS BORGES BARREIRO

Matricula RA: 201720806

RESUMO

Vibrações é a teoria que estuda os movimentos oscilatórios de corpos e as forças associadas a eles.

O artigo “A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DAS VIBRAÇÕES MECÂNICAS PARA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO MECÂNICO” mostra importância dos estudos das vibrações para a formação do engenheiro mecânico, esse mesmo tema foi estudado por grande matemáticos e físicos como Pitágoras, Galileu Galilei, Isaac Newton e Rayleigh.

Vibrações ou oscilações é o movimento que se repete após um intervalo de tempo. Podem ser definidas como: resposta periódica, repetitiva; dinâmico natural; pode ser forçada em um sistema a partir da ação de um agente externo.

Os elementos de um sistema vibratório estão relacionados com a inercia e a massa, que são responsáveis pela resistência à variação da velocidade linear ou angular do corpo, e armazenar energia em forma cinética ou potencial gravitacional. Amortecedor ou elemento dissipativo ao contrário dos elementos de inercia e rigidez, que armazenam energia e tende a manter o movimento oscilatório, o amortecedor pela dissipação de energia no sistema.

Ressonância é quando um corpo recebe energia cuja sua frequência é igual à sua frequência natural. Isso faz com ele passe a oscilar ainda mais, aumentando a amplitude de movimento.

A importância de estudar vibrações está na elaboração de um, pois é um fator que pode resultar em comportamentos inesperados do meu sistema ou corpo, exemplo: as manutenções preditivas, pois através de equipamento de coletas de dados pode-se analisar o comportamento de um determinado sistema, bem como realizar manutenções programadas e analise de durabilidade de componentes.

A vibração é uma característica de todo sistema mecânico, quando a vibração aumenta acimas dos valores normais, pode indicar não apenas um desgaste natural, mais também a necessidade de avaliar as suas causas. Os conceitos de oscilações, ressonância, movimentos harmônicos mencionados nesse trabalho é de grande importância para atuação do engenheiro mecânico.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com