TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA CIÊNCIAS COMO FORMA DE APRENDIZADO EXPERIMENTAL E PRODUTIVO

Por:   •  21/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDILEIA CONCEIÇÃO SALES DE AVIZ[pic 4]

O ESTUDO DA CIÊNCIAS COMO FORMA DE APRENDIZADO EXPERIMENTAL E PRODUTIVO

Capanema/PA

2019

EDILEIA CONCEIÇÃO SALES DE AVIZ[pic 5]

O ESTUDO DA CIÊNCIAS COMO FORMA DE APRENDIZADO EXPERIMENTAL E PRODUTIVO

Pré Projeto de pesquisa apresentado como requisito de avaliação à Faculdade Pan americana.

Orientadora:

Capanema/PA

2019

SUMÁRIO[pic 6]

1-TEMA ………………………………………………………..…………04

2-INTRODUÇÃO …………………………………..……………………04

3-JUSTIFICATIVA ………………………………………………………05

4-HIPÓTESE …………………………………………………………….05

5-REFERENCIAL TEÓRICO ………………………………………….05

6-OBJETIVOS …………………………………………………………..07

6.1-GERAL ………………………………………………………………07

6.2- ESPECIFICOS …………………………………………………….07

7-METODOLOGIA ……………………………………………………..07

8-CRONOGRAMA ……………………………………………………..08

9-AVALIAÇÃO ………………………………………………………….08

10-PLANO DE AULA..………………………………………………….09

11-REFERÊNCIAS.…………………………………………………….10

1-TEMA: O ensino da ciências de forma construtiva e experimental.

2-INTRODUÇÃO

Por meio desse projeto, analisa-se a importância de fazer o estudo da ciências de forma experimental, dando ao aluno a autonomia precisa para melhor entender o conteudo que está sendo trabalhado de forma lúdica em sala de aula. A partir daí, passa a despertar ainda mais o interesse pela Ciência nos alunos, mas também passa a ser descoberta uma nova metodologia da linha de pensamento construtivista, onde a partir de experimentos, o aluno irá em busca de respostas para suas dúvidas.

Esse projeto, será desenvovlido no turno matutino do 3 ano do ensino fundamental da escola Municipal José Pereira Gomes, onde irá trabalhar através da investigação, trabalho de campo, laboratório e resultados apresentados para comunidade, sempre incentivando os alunos a irem em busca de conhecimento de forma com que ele irá inovar as suas experiências por intermédio de atividades pedagógicas que irão lhe dar o suporte para oi melhor conhecimento mediante as orientações e propostas apresentadas pelos professores em sala de aula.

O estudo feito para elaboração desse trabalho, se dá pelo conhecimento que os alunos deverão ter sobre a realidade do ensino de ciências na educação em seu município, sugerindo conforme a realidade apresentada que todos deverão contribuir com esse desenvolviemnto colocando suas propostas  a serem defendidas e sempre ir em busca de respostas que parecem prontas e acabadas , sempre fazendo com que o aluno seja instigado a ir em busca de algo mais e não ficar acomodado com o que já leu nos livros e que lhe foi repassado em sala.

Portanto, através desse projeto, propõe um novo meio de ensino para o estudo da Ciências, onde os alunos irão obter o conhecimento por meio das atividades experimentais propostas pelos professores, essa metodologia ela passa a ser indispensável para o bom desenvolvimento do ensino. Considera-se ainda que a partir da execução do projeto, deve-se analisar os conceitos e resultados alcançados por meio do estudo da ciências de forma bem prazerosa e significativa.

3-JUSTIFICATIVA

Justifica-se que por meio de aulas práticas em relação ao estudo de ciências de maneira experimental, só traz beneficios e contribui para melhor entendimento dos alunos por meio das aulas práticas na relação com a construção do conhecimento científico. Os alunos do 3 ano do ensino fundamental da escola Municipal José Pereira Gomes, irão praticar os seus conhecimentos a partir do estudo, análise de campo e aplicação do conhecimento apresentado para comunidade.

Contudo, proponho que as aulas sejam construtivas que tenham a teoria como base para construção do conhecimento e para fazer o aluno entender sobre o que está sendo estudado e a parte prática para concluir e sistematizar o conhecimento acerca das aulas teóricas e colocar em práticca por meio de atividades pedagógicas.

Portanto, falando sobre experimentação, sabe-se que existe três fatores  diferentes para a realização dessa prática, onde podemos citar: a compreensão contextual, a observação e a execução que é para comprovação de teorias. Contudo, essa experimentação nas aulas de ciências se tornam importantes para o aluno colcoar em prática o que aprendeu em sala e poder contribuir para o avanço do conhecimento cientifico.

4-HIPÓTESE

Diante desse contexto trabalha-se com as seguintes hipóteses: Qual a importância da experimentação nas aulas de ciências? Quais o métodos que os professores estão adotando para trabalhar a ciências de forma signficativa  em sala de aula ?

5-REFERENCIAL TEÓRICO

Em relação ao estudo da ciências , surgirá vários questionamentos sobre como aprender e ensinar Ciências Naturais, é necessário que, antes de tudo, se compreenda que o processo de aprendizagem dos alunos começa muito antes da escola. As crianças são curiosas e buscam explicações para tudo aquilo que veem, ouvem e sentem. Sempre fazem perguntas a si mesmas e aos outros para obter respostas e satisfazer as suas dúvidas.

Por isso, é importante aproveitar essa ânsia pelas respostas de tudo e aplicar no ensino a experimentação para se tornar um aprendizado mais prazeroso, em vez de aplicar somente estudos e conceitos sobre tais assuntos a serem estudados. Os alunos quando chegam nas escolas, eles já trazem um repertório de conceitos próprios e explicações da realidade. É imprescindível que o professor aproveite esse repertório das crianças em sala de aula, ampliando-o e transformando-o positivamente ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com