TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  13.141 Palavras (53 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 53

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

INFRA-ESTRUTURA

AEROPORTUÁRIA

ALUNO:

FELIPE HENRIQUE DA SILVA                        RA: 0892036

CURSO:    10º SEMESTRE -  ENG. CIVIL        

PROFESSOR RESPONSÁVEL: ROGÉRIO

AVALIAÇÃO: _                                        

                                                                2012

Resumo infra-estrutura Aeroportuária

Palestra elaborada pelo Rogério sobre infra-estrutura aeroportuária na faculdade anhanguera de Jundiaí, destacou a importância de projetos bem elaborados estabelecidos por licitação publica. É um procedimento administrativo utilizado pela administração Pública para contratar serviços e adquirir bens e produtos, a partir da seleção da proposta mais vantajosa. Existem várias modalidades de licitações, Concorrência, Tomada de Preços, Concurso, Convite, Pregão e Leilão. A regulamentação se dá pela Lei 8666/93.

Demonstrou a importância dos termos de referencia que devem indicar as obrigações peculiares ao objeto da licitação, tanto para contratada como para o contratante.

Especificação técnica, tem como objetivo apresentar o detalhamento das especificações dos itens que irão compor contratos com diversas regras e relações entre stakeholders, controle, qualidade, nível de detalhamento, gerenciamento de projetos especifico.

Edital com escopo, prazo, custo máximo, condições mínimas de participantes (qualidade, risco), critério de medições, equipe, equipamento, qualidade.

Destacou a relação do contratante e contratado, capacitação da equipe de fiscalização e acompanhamento, apresentar fluxograma é uma ajuda no dia a dia para enxergar o desenvolvimento do processo, qual trabalho está sendo realizado, o tempo necessário para realização do serviço.

Plano de comunicação apresentar as pessoas que trabalham na obra e sua função, gerenciamento de risco, fornecedores problemáticos.

Administrada essencialmente pelo poder publico, estados ou municípios administram mais ou menos, 300 aeroportos ( em cidades de pequeno e médio porte), a empresa Infraero administra 66 aeroportos (capitais e principais cidades).

Infraero é uma empresa pública federal brasileira de administração indireta, vinculada a Secretaria de Aviação Civil. Criada pela Lei nº 5862, em 12 de dezembro de 1972,[1] a empresa é responsável pela administração dos principais aeroportos do país. Movimentaram mais de 180 milhões de passageiros em 2011 e 81 unidades de apoio à navegação aérea. Obteve lucro líquido de 370,8 milhões de reais em 2011.

DEFINIÇÕES

Administração Aeroportuária Local

Órgão ou empresa responsável pela operação de um aeroporto com estrutura organizacional definida e dedicada à gestão deste aeroporto.

Administração Aeroportuária Sede

Estrutura organizacional responsável pela administração, operação, manutenção e exploração de um sistema de aeroportos.

Aeroporto

É todo aeródromo público dotado de instalações e facilidades para dar apoio às aeronaves e ao embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Aeródromo

É toda área destinada ao pouso, decolagem e movimentação de aeronaves.

Área de Movimento

Parte do aeródromo destinada ao pouso, decolagem e taxiamento de aeronaves, incluindo os pátios.

Área de Manobras

Parte do aeródromo destinada ao pouso, decolagem e taxiamento, excluídos os pátios.

Biruta

Aparelho que indica a direção dos ventos de superfície, empregado nos aeródromos para a orientação das manobras dos aviões, e que tem a forma de uma sacola cônica instalada perpendicularmente à extremidade de um mastro.

Faixa de Pista

Área definida no aeroporto, que inclui a pista de pouso e as áreas de parada, se houver, destinada a proteger a aeronave durante as operações de pouso e decolagem e a reduzir o risco de danos à aeronave, em caso desta sair dos limites da pista.

Faixa de Pista de Táxi

Área destinada a proteger uma aeronave durante o taxiamento ou rolamento e a reduzir o risco de danos à aeronave, em caso desta sair dos limites da pista de táxi ou de rolamento.

Homologação

Processo no qual o DAC emite um ato administrativo que autoriza a abertura de aeródromo público ao tráfego.

Manual de Operações do Aeroporto (MOA)

Documento exigido como parte da solicitação para obtenção do Certificado Operacional do Aeroporto, que define as condições e os padrões a serem mantidos pela Administração Aeroportuária Local em suas facilidades e serviços.

Pátio de Aeronaves

Parte da área operacional do aeroporto, destinada a abrigar aeronaves para fins de embarque ou desembarque de passageiros, carga e/ou mala postal, reabastecimento de combustível, estacionamento ou manutenção.

Sítio Aeroportuário

É toda a área patrimonial do aeroporto.

IMPLANTAÇÃO AEROPORTUÁRIA

INTRODUÇÃO

A implantação de um novo aeroporto é decorrente, na maioria das vezes, das necessidades de desenvolvimento econômico de uma região. Neste enfoque, basicamente, têm-se duas situações distintas: localidades onde a infra-estrutura aeroportuária atual, sem possibilidade de expansão, não atende mais às necessidades da região; ou localidades que ainda não dispõem de nenhum aeródromo.

Em ambos os casos, inicialmente, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos econômicos, caracterizando a região e avaliando se o seu potencial para o transporte aéreo justifica a implantação de uma nova unidade aeroportuária. Esses estudos são, geralmente, executados durante a elaboração ou revisão dos Planos Aeroviários Estaduais, que define uma Rede de Aeroportos Estaduais, conforme a figura apresentada abaixo. Neste contexto, deve-se caracterizar o Município, bem como as diretrizes do Governo do Estado que nortearão a implantação de uma unidade aeroportuária numa determinada localidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (89.8 Kb)   pdf (956.1 Kb)   docx (645.5 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com