TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância econômica das rochas sedimentares

Por:   •  18/10/2017  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

PRODUTO

PROCESSO DE FORMAÇÃO

ROCHA MÃE

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

GIZ

O giz forma-se em condições de águas relativamente profundas a partir da acumulação gradual de minúsculas placas de calcite (cocólitos) largadas por microrganismos chamados cocolitóforos.

O giz é feito do calcário retirado das rochas sedimentares. é uma rocha sedimentar porosa, uma espécie de calcário branco constituído essencialmente por carbonato de cálcio sob a forma de calcite.

CAULINITA

formado pelo intemperismo gerado pela hidrólise parcial, em condições de drenagem menos eficientes, onde todo o potássio é totalmente eliminado pela quebra pela água, e 66% da sílica permanece no mineral

argila

A caulinita é utilizada na fabricação de porcelana, cerâmica, comprimidos e, se apresentar um grau de pureza muito alto, apresenta uma coloração muito alva, o que possibilita seu uso pela indústria de papel.

ARGILOMINERAIS

origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.

Silício aluminosas

possuem inúmeros usos, inclusive medicinais. Por sua plasticidade enquanto úmida e extrema dureza depois de cozida a mais de 800ºC, as argilas são largamente empregadas na cerâmica para produzir vários artefatos, que vão desde tijolos até semicondutores utilizados em computadores.

CALCÁRIO

O acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio, que é um tipo de sal, forma o calcário. O calcário também se forma a partir de depósitos de sais de cálcio na água.

Calcita

O calcário é utilizado na fabricação de cimento e de cal.

AREIA

O processo de formação da areia começa com a ação do vento, da chuva, de raízes e de microorganismos sobre a "rocha mãe". Em um intervalo de milhões de anos, esses agentes lixam a pedra, decompondo-a em partículas minúsculas que caem ao redor da “rocha mãe”. A formação da areia segue com o transporte de solo para longe da rocha mãe através da ação do vento, gravidade e enxurradas e são conduzidas à rios que as carregam com suas correntezas.

Quartzo, feldspato e mica

Das areias monzíticas, se extrai o círio, que é usado em pedras de isqueiros. E o tório que é utilizado na fabricação de eletrodos para lâmpadas de descarga, em liga com tungstênio ou com o níquel. em maçaricos especiais e limpeza de superfícies oxidadas, fachadas de prédios feitas de pedras e ladrilhos. filtro de água, para uso doméstico e industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com