TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informática Industrialização

Por:   •  25/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

José de Ribamar Santos da Silva José Diomar M. Costa

José Raimundo Ribeiro  

Nathália Vieira Azevedo Paulo Gomes Viana

Samuel Ferreira da Silva Junior

INFORMÁTICA INDUSTRIAL II

SÃO LUÍS – MA 2021

José de Ribamar Santos da Silva José Diomar M. Costa

José Raimundo Ribeiro

Nathália Vieira Azevedo

Paulo Gomes Viana

Samuel Ferreira da Silva Junior

INFORMÁTICA INDUSTRIAL II

Relatório apresentado a Faculdade Pitágoras como requisito para obtenção de nota na disciplina de informática industrial II, ministrada pelo professor André Sousa.

SÃO LUÍS - MA 2021

SUMÁRIO        

  1. RESUMO ...................................................................................................................4
  2. INTRODUÇÃO TEORICA ......................................................................................5
  3. MES.............................................................................................................................6-7
  4. PIMS............................................................................................................................8-9
  5. REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 10

RESUMO


               O presente trabalho tem por objetivo descrever de maneira resumida quais os conceitos dos sistemas PIMS e MES. PIMS Process Information Management System / Sistema de Gerenciamento de Informações de Processo MES Manufacturing Execution System / Sistema de Execução de Manufatura. PIMS e MES são grandes sistemas que visam coletar dados do chão de fábrica, indiretamente, através de sistemas de coleta de dados, e posteriormente organizar tais dados, armazená-los e disponibilizá-los para acesso pelas aplicações de planejamento. O modelo de implementação mais comum de ser encontrado nas implementações de sistemas PIMS e MES nas empresas é ter um banco de dados central, que armazena os dados colhidos do chão-de-fábrica. Apesar de serem os responsáveis, em suma, pela coleta e disponibilização de dados do chãode-fábrica, eles são diferentes, isto é, desempenham diferentes papéis nesse contexto. Portanto, PIMS e MES não são a mesma coisa, nem são siglas sinônimas.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

 Cada vez mais as empresas são forçadas a adequarem os seus custos para se manterem competitivas no mercado. A competitividade exige  mais agilidade na tomada de decisões de uma empresa, em todos os setores seja na hora de fazer frente à novas oportunidades de negócios ou na hora de solucionar problemas internos dentro da empresa. O uso de informação incorreta, desatualizada ou não confiável impacta diretamente na qualidade da tomada de decisões. Coletar, organizar, armazenar e disponibilzar informações é a maneira mais viavel para as tomadas de decições dentro de uma empresa.

Em meados dos anos 90 os sistemas de coletas de dados eram constituídos de unidades isoladas, as chamadas “ilhas de automação”. Essas unidades trabalhavam sozinhas de maneira independente, tendo seus próprios banco de dados utilizados separadamente. Uma grande necessidade era a união destes bancos de dados, para que todas essas informações que trabalhavam de maneiras isoladas pudessem ser reunidas em apenas uma unidade, facilitando assim a vida dos colaboladores industriais conseguentemente, melhorando a gestão dos processos e gerando as melhores tomadas de decições.

Foi a partir desta necessidade que surgiram os sistemas integrados de informação, sistemas que tinham como princípio unificar todas as bases de dados, em especial as informações do chamado chão de frabrica para que houvesse uma melhor gestão das informações nos processos produtivos.

O sistema de gerenciamento de informações do processo (PIMS) e o sistema de Execução da manufatura (MES) são ferramentas que, exerce sua determinada função e nível hierárquico na pirâmide de automação, são amplamente utilizados no ambiente empresarial para o gerenciamento de informações e serão expostos neste trabalho seus conceitos e aplicações na ambito industrial.

Os sistemas PIMS foram criados para sanar o problema da dispersão de informações. O objetivo era obter uma visão conjunta de todos os processos industriais. De acordo com Aranha (et al., 2015) sistemas PIMS são definidos como “sistemas de aquisição de dados que, basicamente, recuperam os dados do processo em fontes distintas, armazena-os em um banco de dados único e os disponibilizam através de diversas ferramentas”. Estes dados são apresentados ao usuário de várias maneiras como em tabelas e gráficos. A  ferramenta PIMS é uma ferramenta indispensável em uma grande indústria que deseja ter processos automatizados.

O sistema MES tem por objetivo proporcionar aos gestores da empresa uma rápida visualização das informações dos processos industriais, permitindo-os que tenham uma rápida tomada de decisão. O sistema MES é definido por Souza e Oliveira (2003) como “um sistema de gestão automática da produção que interliga a realidade do chão de fábrica ao sistema de gestão empresarial, fornecendo todas as informações relevantes, em tempo real, do que acontece em cada um dos setores de uma empresa”.

 

MES

Manufacturing Execution System / Sistema de Execução de Manufatura

 A indústria está evoluindo cada dia mais, com os processos industriais cada dia mais otimizados com o objetivo de se tornarem mais eficientes, buscando uma redução nos custos e aumento na qualidade dos produtos finais. É neste cenário que surge o MES, uma ferramenta que proporciona um acesso a todos os principais dados de produção de uma planta para o setor gerencial, no intuito de otimizar o processo, ter maior controle da produção e facilitar o gerenciamento da produção.

Segundo Souza e Oliveira (2003), o sistema MES consiste em um sistema de gestão automática da produção que interliga a realidade do chão de fábrica ao sistema de gestão empresarial, fornecendo todas as informações relevantes, em tempo real, do que acontece em cada um dos setores de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com