TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação na Construção da FAU-USP

Por:   •  7/10/2020  •  Abstract  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

A construção da FAU foi inovadora no mundo da construção civil e da arquitetura.

Os primeiros Croquis do Artigas nos mostram uma enorme caixa de concreto suspensa apoiada em pilares, como podemos ver nessa imagem.[pic 1]

Logo depois, ele considerou manter os pilares nas extremidades da caixa e inclicar os pilares e as bordas do edifício. Ou também recuar os pilares para o centro, deixando as extremidades em balanço, como essa imagem mostra

[pic 2]

[pic 3]

Esse é o croqui do projeto final. Observa-se o posicionamento lateral das rampas, o pátio central, a ocupação periférica e certa modulação dos pilares.

O ângulo do desenho mostra a distribuição dos pilares da fachada, que mantem os quatros cantos do entablamento em balanço.

 O Artigas condiciona o projeto a uma solução estrutural especifica enfatizando a racionalidade, por causa da execução de balanços e recuos, gerando ambientes organizados de maneira flexível, em meio a presença de estrutura portante.

A solução para o problema da moducalao de 11m vinculada a uma espessura máxima de 80cm para as lajes foi a criação de lajes nervuradas com caixao perdido (que são lajes com fechamento interior, portanto tem mesa dupla) e também houve a duplicação do modulo central mantendo a espessura de 80cm para as lajes. Esta decisão obrigou o uso do concreto protendido.

as seções variáveis dos pórticos deram ênfase as condições de equilíbrio da edificação pela materialização da separação entre os pilares e sua base tronco-piramidal, desvinculando a superestrutura da infraestrutura que emerge do solo.

[pic 4]

Essa imagem é uma ampliação do detalhe da junta nos pilares da fachada do edifício.

A imposição da forma nas seções dos pilares foi problemática porque deixava de ser definida pela carga que eles iam suportar. Em uma estimativa geral de cargas, os pilares dos pórticos são menos carregados e os pilares internos os mais carregados.

[pic 5]

Essa imagem é um corte transversal que ilustra o esquema de distribuição de cargas nos pilares da FAU.

Da pra ver que os pilares internos aguentam até 950 toneladas e os externos dos pórticos, 300 toneladas.

[pic 6]

Esse é o pilar que foi construído. Bem próximo do que os pilares desenhados pelo Artigas.

A imposição da forma no projeto da FAU USP é, portanto, um aspecto evidente que demandou da Engenharia Estrutural soluções inovadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (134.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com