TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet E A Sua Evolução

Monografias: A Internet E A Sua Evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

A Internet e a sua evolução

A Internet representa hoje o maior conglomerado de redes à nível mundial, composta de milhões de dispositivos interligados, permitindo troca de informações: textos, dados, músicas, imagens, vídeos e outros.

A rede teve inicio derivada de uma aplicação militar, a ARPANET, em meados de 1969 nos Estados Unidos, num período pós Guerra-Fria. As necessidades da época eram a transmissão de dados com segurança, a existência de várias rotas entre os computadores e a criação de um padrão para que as informações fossem trocadas, ou seja um protocolo. O principal usado pela Internet é o TCP/IP.

No Brasil, a sua popularização começou em 1995, quando o acesso que era restrito somente às universidades, começou a ser explorado para uso comercial, sendo aberto ao público. Desde então, as primeiras formas de acesso mais simples (como modem de 56k via linha telefônica) foram dando lugar à tecnologias cada vez mais modernas com o passar dos anos, como o ISDN, cabo, rádio, satélite, ADSL, fibra ótica entre vários outros, tornando algo comum velocidades de 1 mega já em meados de 2005.

Com o aumento da velocidade e redução dos custos, o perfil de uso das redes também mudou: o que antes era usado somente para pesquisas, hoje permite acesso totalmente interativo à redes sociais, aplicações financeiras, vídeo monitoramento, jogos e entretenimento e muitos outros. Até o final de 2011, já se fala em 10 megas de banda larga como sendo o padrão mínimo em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. A velocidade pode chegar até 50 megas via ADSL (que emprega uma linha telefônica com canal digital), ou mesmo incríveis 100 megas numa conexão FTTH, que emprega fibras óticas.

Nos últimos 5 anos, temos presenciado também outro ingresso marcante na web: os dispositivos móveis como celulares e tablets. O que na época de muitos parecia apenas uma utopia começa a se tornar realidade: acesso à informação, em tempo real, e em determinados lugares com alta velocidade, possibilitado por tecnologias celulares como o 3G e a sua evolução, o HSDPA, que chega a velocidades de até 14,4 megas num smartphone. Os softwares, que a principio eram de uso majoritário pessoal, agora passam a ser empregados por órgãos públicos como por exemplo as Policias Militar e Federal além do Batalhão de Trânsito.

Estamos vivendo uma nova era da conectividade, com as tecnologias se aperfeiçoando diariamente e ao mesmo tempo surgindo um número de dispositivos cada vez maior na rede: não vai demorar muito tempo até que nossas geladeiras nos avisem de que os alimentos que estão acabando, e em seguida já façam o pedido automaticamente no supermercado restando para nós somente autorizar a compra (ou nem sequer isso, para os mais acomodados).

Paul Baran, engenheiro criador da ARPAnet, com certeza estaria muito orgulhoso em ver todo o progresso que se originou de seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com